A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta terça-feira (28), uma solenidade para conceder o Título de Cidadão Cearense ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O evento foi marcado por homenagens e discursos que ressaltaram a trajetória do jurista, advogado e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), onde atuou entre 2006 e 2023. O reconhecimento simboliza o vínculo de respeito e gratidão entre o ministro e o povo cearense.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Romeu Aldigueri também relembrou momentos marcantes da carreira do homenageado, como sua passagem pela presidência do STF, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado deu boas-vindas ao novo cidadão cearense, exaltando a hospitalidade do povo e a riqueza cultural do estado. “Sinta o mar, a brisa e o acolhimento do povo. Conheça nossa gastronomia e nossa literatura”, afirmou, em tom de homenagem.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Em um dos momentos mais emocionantes da solenidade, o presidente da Alece destacou a força e a história do povo cearense, marcado pela superação e resiliência. Ele fez um convite simbólico ao ministro para que, no futuro, retorne ao Ceará como parte dessa comunidade que agora o acolhe. “O senhor é um grande cearense e sempre será bem-vindo às nossas praias”, completou Aldigueri.
Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Socorro França, lembrou a importância de Lewandowski na implementação das audiências de custódia, em 2015, quando presidia o STF. A medida foi uma das principais ações de garantia dos direitos humanos no sistema judicial brasileiro, em cumprimento ao Pacto de São José da Costa Rica. “Graças à sua atitude, o direito à defesa e ao contraditório foi fortalecido no Brasil”, afirmou a secretária.
Emocionado, Ricardo Lewandowski agradeceu a honraria e destacou o significado simbólico do título. Segundo ele, ser reconhecido como cidadão cearense representa não apenas um gesto de afeto, mas também uma responsabilidade cívica. “A homenagem reforça o vínculo que me liga aos meus, agora, concidadãos desse progressista estado. Assumo o compromisso de honrar essa cidadania com dedicação e respeito”, afirmou o ministro.
A solenidade contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Heráclito Vieira de Sousa Neto; e a defensora pública geral do estado, Sâmia Farias. O título foi concedido pela Lei Estadual nº 17.579/2021, de autoria do então deputado Evandro Leitão (PT), e reuniu dezenas de parlamentares e convidados na sede do Legislativo cearense, em um ato marcado por emoção, reconhecimento e respeito à trajetória do homenageado.
Leia também | Homem é preso por envolvimento no sequestro e morte de mulher no interior do Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br












