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Saiba como realizar o agendamento para emitir a nova carteira de identidade em Fortaleza

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Saiba como realizar o agendamento para emitir a nova carteira de identidade em Fortaleza

A nova carteira de identidade, que unifica o RG e o CPF, já pode ser retirada em Fortaleza. O processo de emissão do documento é realizado mediante o agendamento online que oferece vagas diariamente na plataforma.

Os novo RG pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, Caminhão do Cidadão e nas unidades do VaptVupt localizadas em Messejana, Antônio Bezerra, Papicu e Centro. No entanto, há relatos de dificuldades no acesso ao agendamento, afirmando não haver datas e horários disponíveis.

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A Secretaria da Proteção Social informou, em nota, que mais de 1.600 vagas de atendimento são disponibilizadas diariamente para a emissão da Carteira de Identidade Nacional nas unidades VaptVupt. A liberação de senhas é feita diariamente, no início da manhã, com atualizações ao longo do dia conforme o registro de desistências. O número de vagas ofertado atinge o limite de atendimento previsto para as unidades.

Agendamento para emitir a carteira de identidade nacional em Fortaleza

Todo o agendamento para Vapt Vupt é feito de forma eletrônica, a partir dos dados do cidadão que deseja atendimento. Pessoas com dificuldade de acesso à internet contam com o suporte de técnicos e infraestrutura nos e-Vapts, espaços de inclusão digital localizados nas próprias unidades Vapt Vupt.

Nova Carteira de Identidade Nacional

A nova Carteira Nacional de Identidade tem como propósito unificar o número do documento em todas as unidades federativas por meio do CPF, proporcionando simplificação nos processos e aumentando a segurança contra fraudes.

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A primeira via e a renovação do documento são gratuitos — quem perder a CIN e precisar tirar uma segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado. Vale ressaltar que a renovação não é obrigatória, e a substituição poderá ocorrer de forma gradual e gratuita até o ano de 2032.

A Carteira de Identidade Nacional contém novos elementos de segurança, inclusive com QR code e uma zona de leitura automatizada, com possibilidade de checagem pelas Forças de Segurança Pública e por todos os balcões públicos e privados. A Carteira de Identidade também tem formato digital, no aplicativo gov.br.

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Fonte: gcmais.com.br