Agora, moradores de Fortaleza podem registrar problemas relacionados a queda e poda de árvores diretamente à Urbfor, autarquia responsável pelo urbanismo e paisagismo da cidade, por meio do WhatsApp. O canal de atendimento do órgão público opera de segunda à sábado durante o horário comercial.
A Urbifor é encarregada das podas preventivas e da remoção de árvores caídas em vias públicas. Para serviços em áreas privadas, como imóveis e terrenos, o proprietário deve solicitar autorização à regional do seu bairro. Além disso, os proprietários de bens danificados podem buscar reparação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Fatores naturais como envelhecimento e pragas enfraquecem as árvores e as tornam vulneráveis aos ventos. “Esse período é comum, temos rajadas superiores a 55 km/h. Esses ventos são causados pela intensificação da alta subtropical do Atlântico Sul. Nesse período, os ventos alísios intensificam e favorecem o aumento da velocidade do vento, principalmente no Ceará e em toda a região Nordeste do Brasil,” explica Agustinho Brito, meteorologista da Funceme.
Além dos fatores naturais, a interferência humana também contribui para o risco de quedas. “Muitas pessoas realizam podas sem a orientação técnica adequada ou autorização da Prefeitura, o que é proibido, especialmente em vias públicas. Esse tipo de serviço irregular pode aumentar o risco de queda de árvores,” alerta Raphael Martins, diretor da Urbfor. Uma poda inadequada pode desbalancear a árvore e transformá-la em um perigo, mesmo que não apresentasse risco anteriormente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para solicitações de poda e ações preventivas, os moradores devem usar o canal 156, disponíveis nas regionais ou na sede da Urbfor, localizada no Benfica. A autarquia mantém uma equipe técnica de engenheiros agrônomos e outros especialistas que realizam inspeções regulares e atendem às demandas da população. “Nossa equipe circula diariamente pela cidade para identificar situações de risco e atender às solicitações da comunidade,” conclui Martins.
Leia também: Raniele Ribeiro é o novo técnico do Ferroviário para a Série C
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br