Início » Blog » Secretário afirma que tentativa de fuga de 22 presos deixou um baleado, no Ceará
Ceará

Secretário afirma que tentativa de fuga de 22 presos deixou um baleado, no Ceará

secretario-afirma-que-tentativa-de-fuga-de-22-presos-deixou-um-baleado,-no-ceara
Secretário afirma que tentativa de fuga de 22 presos deixou um baleado, no Ceará

Em uma postagem nas redes sociais, o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará, Mauro Albuquerque, afirmou que a tentativa de fuga de presos, na noite desse sábado (03), foi evitada. Ainda segundo ele, dos 22 detentos que conseguiram sair das celas até a área externa do presídio, um foi baleado, mas passa bem.

A tentativa de fuga de presos teria começado por volta de 19h30, quando os detentos renderam policiais penais e roubaram as armas dos agentes, na Unidade Prisional II, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. No momento da fuga, os presos trocaram tiros com os policiais.

No entanto, a ação dos bandidos foi frustrada. Mauro Albuquerque frisou que a situação foi controlada graças ao esforço de todas as forças de segurança.

Tentativa de fuga de presos no Ceará

Em um vídeo postado nas redes sociais ao lado de dezenas de policiais, Mauro Albuquerque garantiu que foi uma tentativa de fuga frustrada dos presos.

“Para tranquilizar a população, não fugiu ninguém da UP2. Foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles para correr de volta”, declarou o secretário.

Durante a ação, segundo ele, um dos presos foi baleado, mas está fora de perigo. “Um preso foi baleado, está no hospital, está fora de perigo”, informou Mauro Albuquerque, destacando que “o policial fez o que tinha que fazer”.

O secretário aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso das forças de segurança do estado em combater o crime. “Para quem está torcendo para o sistema prisional eu só lamento, está aqui os policiais no dia do aniversário do policial fazendo o que ele sabe fazer, trabalho de polícia e vamos continuar combatendo o crime”, afirmou.

Albuquerque ressaltou a constante tentativa de ação criminosa e a prontidão dos policiais para impedi-las. “O crime sempre vai tentar e os policiais estão aqui para poder impedir, então é isso que estamos fazendo e mais uma vez lamento quem torce para o sistema não dar certo. Lamento, porque a gente continua trabalhando e olha meia-noite a quantidade de policiais que eu tenho aqui trabalhando, fazendo a segurança prisional no dia do policial penal. Viva a polícia penal! Só lamento para quem torce”, concluiu.

Movimentação na noite de sábado

De acordo com as primeiras informações, os detentos teriam rendido os policiais penais e roubado as armas dos agentes. No momento da fuga, os presos teriam ainda trocado tiros com os policiais.

Uma mega operação das forças de segurança do Estado está em andamento para recapturar os fugitivos. O helicóptero da Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) também está nas diligências em toda a região das proximidades do presídio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-CE) acompanhou a situação de perto para prestar assistência aos servidores que foram vítimas dos detentos. Segundo o sindicato, dois policiais penais foram rendidos quando levavam um preso para uma cela. Um dos agentes foi algemado e amordaçado pelos presidiários que estavam armados com armas artesanais, conhecidas como “cossocos”.

O outro policial foi levado como refém pelos presos que roubaram as armas de fogo, incluindo escopetas calibre 12 e pistolas. Apontando uma arma para a cabeça do policial penal, os presos saíram das celas e foram caminhando para fora da unidade prisional.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fuga de presos no Ceará

O ano de 2023 concentrou o maior número de fugas de presídios, no estado do Ceará, desde 2018, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Levando em conta esse período, a partir de 2019, foram 178 fugas no estado em pouco mais de cinco anos, com 134 desses detentos tendo sido recapturados e 36 continuando foragidos. Órgãos como o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vêm acompanhando a situação no estado.

Em março de 2024, foi registrada uma fuga de cinco detentos da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne, no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Conforme divulgado, os fugitivos eram Antonio Luã Rocha do Nascimento, Pedro Lucas Alves Bezerra, Antonio Wilson Freitas da Silva, Antonio Matheus Sousa Sales e Francisco Douglas Lopes. Eles estavam participando de um curso, atuando em uma obra, e conseguiram fugir durante a atividade.

Leia também |Mulher mantida refém em carro convence criminoso a comprar água e escapa de sequestro no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br