Início » Blog » Sessões presenciais da Assembleia acontecem em auditório após incêndio no plenário
Ceará

Sessões presenciais da Assembleia acontecem em auditório após incêndio no plenário

sessoes-presenciais-da-assembleia-acontecem-em-auditorio-apos-incendio-no-plenario
Sessões presenciais da Assembleia acontecem em auditório após incêndio no plenário

As sessões presenciais da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) voltaram a acontecer esta semana, após o incêndio no plenário registrado em 20 de junho, mas por enquanto os deputados atuam no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes. Esse modelo deve se manter até o recesso parlamentar do meio do ano.

As sessões legislativas, após o incêndio, vinham acontecendo exclusivamente no formato virtual, como ocorria durante o período de isolamento da pandemia de covid-19. Após uma semana, os parlamentares voltaram à sede da Alece, mas no prédio do Anexo II, em vez do Plenário 13 de Maio. Ainda é praticado o formato híbrido, ou seja, presencial e por videoconferência.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Assembleia Legislativa do Ceará retoma sessões plenárias presenciais

Durante o período de atuação remota, as sessões foram mais curtas, uma vez que discursos tradicionais dos oradores, como o “Primeiro Expediente” e o “Pela Ordem”, estavam suspensos. Essa situação se deve ao fato de o modelo virtual ser utilizado apenas em ocasiões extremas, com reuniões mais diretas e começando imediatamente pela “Ordem do Dia”. Todavia, mesmo com as mudanças, os parlamentares ainda podiam fazer uso da justificativa de voto, momento que também era utilizado para debater outros assuntos.

As plenárias também sofreram alguns percalços de execução, com problemas nos microfones e vídeos congelados. Contudo, apesar desses problemas, nenhuma das votações foram prejudicadas.

Leia também | Fortaleza registra três incêndios em menos de 10 dias no mês de junho

Incêndio

Por volta do meio-dia do último dia 20 foi avistada fumaça saindo do plenário da Alece, na Avenida Desembargador Moreira. A área foi imediatamente isolada e os bombeiros começaram a combater as chamas. Além da equipe de bombeiros da própria Assembleia, outras sete viaturas de combate ao fogo e de salvamento foram enviadas ao local.

Servidores saíram dos gabinetes e diferentes áreas administrativas da casa. A Polícia Militar interditou o trecho da Avenida Desembargador Moreira, entre a Avenida Pontes Vieira e a Rua Francisco Holanda. 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O incêndio não teve vítimas graves. Algumas pessoas foram atendidas em decorrência da inalação da fumaça.

A Assembleia Legislativa informou, por meio de nota oficial, que toda a Companhia de Bombeiros da Alece, composta por 32 bombeiros, atuou contando com reforço de sete viaturas do Corpo de Bombeiros, dentre elas de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

Fonte: gcmais.com.br