Início » Blog » Telessaúde do Ceará realizou mais de 1.200 agendamentos com especialistas entre janeiro e agosto de 2024
Ceará

Telessaúde do Ceará realizou mais de 1.200 agendamentos com especialistas entre janeiro e agosto de 2024

telessaude-do-ceara-realizou-mais-de-1.200-agendamentos-com-especialistas-entre-janeiro-e-agosto-de-2024
Telessaúde do Ceará realizou mais de 1.200 agendamentos com especialistas entre janeiro e agosto de 2024

O serviço de Telessaúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou 1.277 agendamentos de telemedicina e 1.378 solicitações de consultoria, entre janeiro e 20 de agosto de 2024. A iniciativa é composta pelos atendimentos de telemedicina, que proporciona consultas via chamadas de vídeo, e teleconsultoria, que permite aos médicos e profissionais da Atenção Primária manter contato e dialogar sobre pareceres sem solicitar a conversa em tempo real. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com uma equipe formada por médicos de 22 especialidades.

A médica infectologista e coordenadora do serviço de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros, ressalta que o serviço permite a troca de conhecimentos, a discussão de casos clínicos e o aprimoramento das práticas médicas entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e da Atenção Especializada. “Isso evita que o paciente precise se deslocar para Fortaleza, podendo o mesmo ser atendido na sua localidade”, explica.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Sustentabilidade

O serviço foi apresentado nacionalmente, este ano, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Até o mês de agosto, por causa do programa, mais de 367 mil km deixaram de ser percorridos em deslocamentos dos pacientes entre as regiões do Ceará e, com isso, mais de 8 mil metros cúbicos de dióxido de carbono deixaram de ser liberados no meio ambiente.

“O serviço de Telessaúde é uma iniciativa inovadora não apenas por beneficiar os pacientes, mas também pelo seu viés de sustentabilidade”, completa Melissa Medeiros, reforçando, que, com o serviço, houve uma redução de 75% no deslocamento de pacientes do interior do Estado para Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sobre o serviço

Vinculado à Central de Regulação do Estado, a Telessaúde dispõe de um total de 22 especialistas para realizar consultas e repassar informações para facilitar os diagnósticos e aprimorar a assistência à saúde da população cearense.

Os médicos que atuam estão disponíveis para realizar pareceres em tempo real, no caso da Telemedicina e na modalidade de Teleconsultoria. Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital e do Interior podem agendar atendimento com os especialistas de forma on-line, na plataforma Saúde Digital. Apenas no último mês de julho, 216 chamadas de vídeo com médicos especialistas foram realizadas, sendo a neurologia a especialidade mais procurada.

Leia também | Brasil passa a exigir visto de mais de 60 nacionalidades para visitas curtas ao país nesta segunda (26)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br