Início » Blog » TRE-CE inicia carga das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições 2024
Ceará

TRE-CE inicia carga das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições 2024

tre-ce-inicia-carga-das-urnas-eletronicas-para-o-primeiro-turno-das-eleicoes-2024
TRE-CE inicia carga das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições 2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deu início, nessa segunda-feira (23), à carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das Eleições 2024. No total, serão 26.537 mídias eletrônicas instaladas nos equipamentos, sendo 25.572 de votação e 965 de carga.

Em Fortaleza, serão 5.737 urnas utilizadas nas 17 zonas eleitorais da capital. Desse total, 5.274 irão para as seções eleitorais, enquanto 463 são urnas de convergência, que servem como reservas no dia da eleição, caso algum aparelho apresente defeito.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A carga segue até 28 de setembro na capital e até 3 de outubro no interior do Estado. As atividades contarão com a participação de cerca de mil pessoas em todo o Estado, entre servidores, colaboradores e magistrados da Justiça Eleitoral.

O momento é realizado em cerimônia pública, podendo ser acompanhado por representantes de diversas entidades fiscalizadoras, como forças armadas, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos, coligações e federações de partidos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que é a carga de urnas?

Consiste na inserção de dados e aplicativos necessários ao funcionamento das urnas no dia da votação e em posterior auditoria. Os dados referem-se a seções, eleitores e candidatos. Na oportunidade, todos os componentes da urna são testados. Ao final, os aparelhos recebem lacres físicos para que qualquer tentativa de violação dos equipamentos possa ser evidenciada.

A cerimônia de carga é também mais uma oportunidade de auditoria das urnas, conforme norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a carga e antes da lacração, em 3% da urnas de cada zona eleitoral (que inclui os aparelhos de seção e de contingência) são verificadas a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados, além de ser realizada a simulação de votação à vista de todos(as) os(as) presentes. Após o resultado dessa votação ser conferido, as urnas utilizadas na auditoria são lacradas novamente.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br