A cidade de Sobral, na Região Norte do Ceará, registrou dois tremores de terra neste sábado (31). A informação é do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os tremores foram de baixa intensidade, de 1,7 e de 1,8. Os registros foram feitos pelas estações operadas pelo Laboratório. O estado do Ceará já registrou 14 tremores de terra esse ano de 2024, sendo 6 somente no mês de maio.
Em julho desse ano, os municípios de Sobral e Meruoca registraram tremores de terra, com intensidade de 1,7 na escala Richter. Os tremores foram registrados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável pelo monitoramento dos eventos sísmicos no Ceará. O epicentro do tremor foi em Meruoca, com moradores tendo sentido os efeitos também no outro município.
A Bahia é o estado com mais tremores de terra, 56 no total, sendo 22 somente no mês de fevereiro. O outro estado do Nordeste com registros de tremores de terra é Alagoas, com 17 no total, nos meses de fevereiro e maio foram 5 tremores em cada mês.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelo Instituto de Geofísica da Academia Polonesa de Ciências aponta a probabilidade de 50% de ocorrências de terremotos em três cidades do Ceará.
De acordo com o estudo, os municípios de Acaraú, Cascavel e Palhano, no interior do estado, podem sofrer terremotos dentro de 50 anos. Os eventos sísmicos podem chegar até 5.1 de magnitude na escala richter.
Em agosto do ano passado, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero passou por um grande terremoto na cidade de Marrakesh, no Marrocos. Após o terremoto ela deixou a cidade de foi para Madrid, na Espanha.
Leia também: Tremores de terra são registrados neste sábado (27) em Sobral e Meruoca, no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br