Início » Blog » Usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, obtém licença de instalação pela Semace
Ceará

Usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, obtém licença de instalação pela Semace

usina-de-dessalinizacao-na-praia-do-futuro,-em-fortaleza,-obtem-licenca-de-instalacao-pela-semace
Usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, obtém licença de instalação pela Semace

A Dessal do Ceará, projeto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em parceria com a Águas de Fortaleza, obteve neste mês de setembro a Licença de Instalação emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O documento confirma que o projeto atende aos requisitos previstos na legislação ambiental, garantindo a viabilidade da planta de dessalinização e fortalecendo a segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.

Com a licença em mãos, a empresa seguirá para as próximas etapas legais, incluindo a obtenção do alvará de construção junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza, o que permitirá o início das intervenções em terra ainda este ano. Em breve, a Águas de Fortaleza apresentará o projeto do canteiro de obras, que também passará por aprovação municipal.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

José Carlos Asfor, diretor de Engenharia da Cagece, ressaltou a importância da Licença de Instalação: “Temos ainda alguns condicionantes que serão cumpridos no transcorrer do início das obras, como o Plano Básico Ambiental com medidas mitigadoras e compensatórias, gerenciamento de resíduos da construção civil e proteção permanente da fauna e flora marinha”.

Segundo Silvano Porto, especialista da Cagece em dessalinização e coordenador do projeto, a Semace definiu 65 condicionantes para a licença, a maioria já prevista e tratada. “Com a Licença de Instalação, a Cagece dará prosseguimento à finalização do processo de Cessão do Imóvel da União onde a Dessal do Ceará será instalada, em tramitação na Superintendência de Patrimônio da União (SPU)”, explicou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Por se tratar de um projeto que envolve instalação de dutos em terreno de marinha, a SPU será responsável pela autorização de passagem na faixa de areia da Praia do Futuro e pelo uso do espelho d’água em mar. Após todas as aprovações, as obras devem ter duração de cerca de dois anos.

Usina de dessalinização em Fortaleza

Quando finalizada, a Dessal do Ceará será considerada um avanço tecnológico e um exemplo de responsabilidade socioambiental, contribuindo significativamente para a resiliência do abastecimento de água no estado.

Leia também | Revitalização: Avenida Dom Luís terá ciclofaixa arborizada, anuncia Prefeitura de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br