Após dois anos fechado para reforma, o Zoológico de Fortaleza está prestes a reabrir as portas ao público. Localizado no Parque Zoobotânico, o espaço passou por uma ampla requalificação, que incluiu a construção de novos recintos para felinos, aves e répteis, além de portões de acesso e uma escola ambiental. Com um investimento de cerca de R$ 33 milhões, a reforma teve como foco o bem-estar dos animais e a melhoria da experiência dos visitantes. “O objetivo principal é trazer conforto e segurança para os animais, que antes estavam praticamente depositados em situações precárias”, afirmou o secretário de Infraestrutura, André Daher.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O novo zoológico abriga atualmente 290 animais, sendo que 90 deles, de 77 espécies diferentes, foram recebidos recentemente e estão em processo de adaptação. “Estamos fazendo a composição dos recintos, formando casais, juntando espécies diferentes, como neste recinto de imersão, onde o público poderá visitar diretamente os animais em um ambiente compartilhado”, explicou Raphael Martins, diretor de Conservação da Urbfor. Entre os destaques estão uma onça-parda e o único casal de bugios-da-caatinga registrado no Brasil, espécie ameaçada de extinção.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar das obras já estarem concluídas há cerca de uma semana, a reabertura ao público ainda não tem data definida. Segundo André Daher, a prioridade neste momento é garantir que os animais estejam plenamente adaptados aos novos recintos.
“Tem espécies que precisam ser inseridas aos poucos. Às vezes é necessário colocar primeiro um gênero e depois outro, para evitar conflitos. Conforme determinação do nosso prefeito, a segurança e o conforto dos animais estão em primeiro lugar”, reforçou o secretário.
A expectativa é que, em breve, o espaço possa abrigar até 400 animais, recebendo novos exemplares por meio de trâmites regulados por órgãos ambientais. Raphael Martins destacou o cuidado com esse processo: “Essa transição é feita com apoio de uma equipe multidisciplinar da Urbfor, formada por biólogos e veterinários, que garante a saúde e o bem-estar dos animais durante toda a adaptação”. A reabertura do zoológico será mais do que um evento turístico — será a reinauguração de um espaço de educação ambiental e conservação da fauna.
Fonte: gcmais.com.br











