Ceará

13 de maio: relembre história das aparições de Nossa Senhora de Fátima

13-de-maio:-relembre-historia-das-aparicoes-de-nossa-senhora-de-fatima
13 de maio: relembre história das aparições de Nossa Senhora de Fátima

A cada dia 13 de maio, a comunidade católica celebra as aparições de Nossa Senhora de Fátima. Este dia é especialmente significativo para milhões de fiéis em todo o mundo, pois marca o momento em que a Virgem Maria teria aparecido a três crianças na cidade de Fátima, em Portugal, em 1917.

As aparições de Fátima começaram em maio daquele ano, quando três jovens pastores – Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto – afirmaram ter visto uma “Senhora mais brilhante que o sol” enquanto pastoreavam o rebanho. Ao longo de seis meses, Maria supostamente apareceu para eles mais cinco vezes, transmitindo mensagens de paz, arrependimento e oração.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A mensagem central das aparições de Fátima foi a urgência da conversão, da penitência e da devoção ao Imaculado Coração de Maria. Os eventos de Fátima ganharam notoriedade mundial, especialmente após o chamado “Milagre do Sol” em 13 de outubro de 1917, quando dezenas de milhares de pessoas relataram ter testemunhado o sol girando, dançando e parecendo se aproximar da Terra.

Aparições de Nossa Senhora de Fátima no dia 13

As aparições ocorreram entre maio e outubro de 1917 e foram testemunhadas por Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 7 anos, respectivamente.

De acordo com a tradição católica, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima ocorreu em 13 de maio, quando as crianças estavam pastoreando o rebanho de ovelhas da família na Cova da Iria. No local, elas viram uma luz brilhante e, ao se aproximarem, perceberam a figura de uma mulher vestida de branco, com um terço nas mãos e um rosário no braço esquerdo. A mulher pediu às crianças que voltassem ao mesmo local no dia 13 de cada mês seguinte, quando lhes faria novas revelações.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nas aparições seguintes, Nossa Senhora de Fátima teria feito diversas profecias e revelações aos três pastorinhos, incluindo a visão do inferno, a importância da oração e da penitência, a necessidade da consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria e a promessa de um milagre para o dia 13 de outubro de 1917.

O milagre do dia 13 de outubro

Em 13 de outubro de 1917, cerca de 70 mil pessoas se reuniram na Cova da Iria para presenciar o chamado “Milagre do Sol”, quando o sol teria parecido “dançar” no céu e emitir diversas cores, em um evento que foi interpretado como uma confirmação das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Desde então, Nossa Senhora de Fátima se tornou uma figura importante da devoção católica, sendo considerada padroeira de Portugal e de diversos outros países. O Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado em 13 de maio como uma forma de homenagear a figura da Virgem Maria e de lembrar as aparições e revelações feitas aos pastorinhos em Fátima.

Leia também| Nossa Senhora de Fátima: confira os horários das missas no dia 13 de maio

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br