A Operação Clusterdown foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (11) pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), resultando em ao menos 16 membros de facção criminosa presos, em ações desempenhadas no Ceará e em cinco outros estados brasileiros. As ações policiais seguem em andamento ao longo do dia.
Segundo a PCCE, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no Ceará e também em Goiás, Rondônia, São Paulo, Paraná e Pará. Os alvos são pessoas envolvidas com uma facção criminosa de origem carioca.
Até o momento, foram cumpridos 16 mandados de prisão, sendo 12 de pessoas em liberdade, no Ceará, três mandados de prisão cumpridos em presídios e um em Goiás. No Ceará, as ações acontecem em Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Itaitinga – todos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Alem dos mandados de prisão, também estão sendo cumpridos 111 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas drogas e uma arma, veículos e pedido à justiça o bloqueio de até R$ 59 milhões de pessoas fisicas e jurídicas. As equipes continuam em diligências durante todo o dia, e novas informações devem ser divulgadas.
Nocaute XI e Parabellum
Ainda esta semana, na última terça-feira (9), a Polícia Civil cearense deflagrou as operações Nocaute XI e Parabellum, para combater a atuação de facções criminosas originárias do Rio de Janeiro, com foco no comércio ilegal de armas e munições. Foram cumpridos ao menos 21 mandados de prisão, em três municípios. As duas operações são coordenadas pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Operação Nocaute XI, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realiza ações em Fortaleza (no bairro Pirambu), em Aracati e em Iguatu, com ao menos 16 mandados de prisão cumpridos até o momento – sendo 5 de pessoas já presas e 10 mandados cumpridos contra pessoas que estavam em liberdade. Na ocasião, foi cumprido ainda um auto de prisão em flagrante.
Já a Operação Parabellum, coordenada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), tem o objetivo de combater o tráfico de armas e munições e o crime organizado, na capital cearense. As equipes cumpriram ao menos quatro mandados de prisão, sendo dois de pessoas em liberdade e outros dois contra pessoas já presas. Uma arma de fogo também foi apreendida.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Rodoviária
Em outra frente, policiais militares realizaram, nesta semana, uma operação de varredura no terminal rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza, com foco nos bagageiros dos ônibus interestaduais e nas malas dos passageiros. A ação contou com o apoio de cães farejadores e teve como objetivo identificar possíveis carregamentos de drogas que possam estar em trânsito pelo estado. A medida foi reforçada após uma operação do Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur), na última semana, que resultou na apreensão de 29 quilos de entorpecentes e na prisão de uma mulher suspeita de tráfico interestadual.
A nova varredura integra uma estratégia preventiva para evitar que o terminal seja utilizado como rota para o transporte de substâncias ilícitas. Os agentes percorreram plataformas, áreas de embarque e desembarque, além de fiscalizarem bagagens de forma aleatória, sempre com o suporte dos cães treinados para detectar drogas.
Leia também | Polícia apreende 6.632 armas de fogo de janeiro a novembro de 2025, no Ceará
Fonte: gcmais.com.br











