Fortaleza sediou, nesta quinta-feira (16), a terceira edição do Fórum Cearense de Famílias Empresárias, um evento que reuniu mais de 80 famílias de empresários em um ambiente voltado para o networking estratégico, troca de experiências e fortalecimento da gestão familiar nos negócios. Com uma programação intensa de palestras e debates, o encontro reuniu fundadores, gestores e consultores de empresas que atuam em diferentes setores da economia do Ceará e do Nordeste.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O especialista em Governança Familiar Rafael Saldanha destacou que o evento foi pensado para ajudar famílias empresárias a enfrentarem desafios comuns, como sucessão, profissionalização e renovação dos negócios.
“O Fórum tem essa intenção: trazer outras famílias que já passaram por isso, que passam por isso, para compartilhar suas histórias e tentar mostrar para essas famílias daqui — nossas, do Ceará e também de outros estados do Nordeste que a gente recebe — que elas não vivem isoladamente, que esse problema não é único e que elas podem aprender muito com as histórias dos outros”, afirmou.
Durante o evento, foram discutidos temas essenciais como o planejamento da gestão, o envolvimento das novas gerações e a criação de uma cultura organizacional sólida dentro do ambiente familiar.
“Eu vi as experiências reais de famílias que já passaram por primeira, segunda, terceira, e às vezes até quarta geração, e como é que elas trilharam esse caminho. Isso realmente é um diferencial muito grande e agrega muito valor. Ou seja, evita que a gente cometa os mesmos erros que essas famílias cometeram e os riscos que elas passaram”, afirmou o empresário Renan Carioca.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Já o empresário Renan Carioca reforçou que o fórum serve como um espaço essencial para o amadurecimento das relações familiares e empresariais. O gestor de empresas Thiago Taumaturgo disse que “existe sempre uma questão entre as gerações — o fundador, os filhos, os netos — e como essa dinâmica vai formatando e amadurecendo a cultura da família e da empresa. Isso é o que faz a diferença dessas empresas que têm esse DNA e que, de fato, move a economia brasileira e cearense”.
O diretor-geral do Grupo Cidade, Edson Ferreira, também destacou o propósito do evento: “Cabe a cada executivo, que é o meu caso, aprender para que esse novo aprendizado das sucessões, da longevidade seja discutido dentro do ambiente empresarial. O terceiro fórum traz exatamente isso: um ambiente de network, de muitas conexões, mas também de muito aprendizado, entendendo o que acontece em outras famílias empresárias”, disse.
Ao final, o empresário Felipe Távora resumiu o impacto da iniciativa: “Esse evento é algo que a gente faz com muito carinho e amor, realmente, para que a gente acolha histórias de sucesso e, principalmente, as dificuldades que as famílias bem-sucedidas no mundo corporativo tiveram”.
Leia também | Siará Tech Summit e Feira do Empreendedor começam no próximo dia 8 em Fortaleza
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br