A Polícia Federal apreendeu R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo na casa do ex-prefeito de Paratinga (BA), Marcel José Carneiro de Carvalho, durante a quarta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27). A operação investiga o suposto desvio de emendas parlamentares destinadas a municípios baianos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ação foi autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou a quebra do sigilo telefônico do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), um dos principais alvos da investigação. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, com a participação da PF, Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).
Além de Marcel Carneiro, também foram alvos da operação os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e de Boquira, Alan Machado, ambos afastados dos cargos e presos em flagrante. Marcelo Chaves Gomes, assessor do deputado Félix Mendonça, também foi alvo de buscas e teve seu afastamento decretado.
As investigações apontam para um esquema de desvio de verbas públicas por meio de emendas parlamentares indicadas por Félix Mendonça a municípios baianos. Há indícios de que o assessor parlamentar atuava como operador financeiro do grupo, intermediando repasses irregulares e coordenando a distribuição de recursos entre agentes públicos e terceiros.
PF apreende mais de R$ 3 milhões guardados em gavetas na casa de ex-prefeito na Bahia
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O dinheiro encontrado com o ex-prefeito de Paratinga, segundo os investigadores, pode ter origem em fraudes envolvendo esses repasses.
Em nota oficial, o deputado Félix Mendonça afirmou que tanto ele quanto seus assessores agiram com legalidade e que os recursos enviados por meio de emendas parlamentares foram destinados a investimentos e custeio municipal de forma transparente. “A obtenção de ganhos foi exclusivamente política”, declarou.
Já a defesa do ex-prefeito Marcel Carneiro afirmou que a ação foi recebida com “absoluta tranquilidade” e que ele colaborará com as investigações. O advogado do ex-gestor destacou a vida privada “consolidada e respeitada” de seu cliente e assegurou que todas as medidas cabíveis serão tomadas para demonstrar a legalidade de sua atuação.
Operação Overclean
A Operação Overclean foi iniciada com o objetivo de desarticular esquemas de corrupção envolvendo a destinação e aplicação de emendas parlamentares. Esta é a quarta fase da investigação, que vem se aprofundando sobre a atuação de agentes públicos e políticos na Bahia.
Com os novos desdobramentos, a investigação entra em uma etapa mais delicada, que envolve autoridades com foro privilegiado, como deputados federais, exigindo autorização judicial do Supremo Tribunal Federal para ações mais incisivas.
A Polícia Federal ainda não confirmou se os valores apreendidos têm vínculo direto com os repasses investigados, mas afirma que os indícios são “fortes e consistentes”.
Fonte: gcmais.com.br