Início » Blog » Para 61% dos brasileiros, Lula representa o Brasil no exterior melhor que Bolsonaro
Ceará

Para 61% dos brasileiros, Lula representa o Brasil no exterior melhor que Bolsonaro

para-61%-dos-brasileiros,-lula-representa-o-brasil-no-exterior-melhor-que-bolsonaro
Para 61% dos brasileiros, Lula representa o Brasil no exterior melhor que Bolsonaro

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela AtlasIntel revela que a maioria dos brasileiros acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa o país melhor do que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), no cenário internacional. Segundo o levantamento, 61,1% dos entrevistados consideram que Lula tem melhor desempenho na representação do Brasil no exterior, enquanto 38,8% avaliam que o petista o faz de forma pior.

Os números representam um aumento significativo em relação a novembro de 2023, quando 51% dos brasileiros viam Lula como melhor representante do país frente a outros líderes globais. A percepção positiva coincide com um momento delicado na diplomacia brasileira, marcado pela recente tensão comercial com os Estados Unidos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A pesquisa foi realizada pouco depois de o ex-presidente norte-americano e atual candidato à Casa Branca, Donald Trump, anunciar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros importados. Em resposta, o governo brasileiro publicou um decreto baseado na chamada Lei da Reciprocidade, que estabelece medidas proporcionais para proteger os interesses nacionais diante de barreiras comerciais impostas por outros países.

Ainda segundo o levantamento, a política externa conduzida pelo governo Lula é aprovada por 60,2% da população, enquanto 38,9% desaprovam. Apenas 0,9% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar. Em comparação, a aprovação da diplomacia brasileira era de 49,6% em novembro do ano passado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, com base em 2.841 entrevistas feitas on-line em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Leia também | Aprovação de Lula sobe após o tarifaço de Trump

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br