O governador do Ceará, Elmano de Freitas, se reuniu com empresários cearenses nesta segunda-feira (14) para tratar dos impactos do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O encontro teve como foco os prejuízos esperados no setor produtivo e na economia estadual, especialmente para cadeias estratégicas como agronegócio, aço, ferro e calçados. Os empresários pediram o apoio do governador para intermediar o diálogo com o Governo Federal e buscar soluções diplomáticas para reverter ou mitigar os efeitos da medida.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Logo após a reunião, Elmano entrou em contato com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para apresentar as demandas do setor produtivo cearense. Segundo o governador, as negociações com o governo norte-americano terão início imediato, com participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidades que representam a indústria e o agronegócio, respectivamente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Seguiremos trabalhando juntos, Governo e setor privado, dialogando sobre medidas para proteger a nossa cadeia produtiva, manter a competitividade das empresas do Ceará no mercado internacional e garantir os empregos gerados para os cearenses”, afirmou Elmano em publicação nas redes sociais. O governador destacou que a articulação visa proteger o Estado de perdas severas que podem comprometer a atividade econômica local.
O temor é justificado: nos cinco primeiros meses de 2025, as exportações cearenses para os Estados Unidos representaram mais da metade da pauta comercial do Estado. Com as novas tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump, setores estratégicos como o agronegócio, a indústria metalúrgica e a de calçados podem sofrer retração nas vendas externas, colocando em risco milhares de empregos e investimentos.
Leia também | Ministro Waldez Góes inaugura novas obras do Caminho das Águas no Ceará para fortalecer segurança hídrica
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br