A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza realiza, na segunda-feira (28) uma ação educativa com instalação de antenas corta-pipa em motocicletas, no estacionamento do Ginásio da Parangaba. O objetivo da iniciativa é conscientizar motociclistas sobre a importância da proteção contra linhas de pipa cortantes, como o cerol e a linha chilena, que representam risco grave de acidentes, principalmente em regiões vulneráveis do corpo, como pescoço, tórax e braços.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A antena corta-pipa é um dispositivo simples e eficaz, constituído por uma haste metálica com um gancho na ponta, projetado para romper essas linhas antes que atinjam o condutor ou passageiro da moto. Seu uso é regulamentado em Fortaleza para mototaxistas, obrigados a instalá-las para garantir maior segurança no trânsito.
Leia também | Ladrões invadem apartamento em Fortaleza e roubam R$ 137 mil em dinheiro e R$ 10 milhões em joias
Durante a ação educativa na Parangaba, agentes e educadores de trânsito da AMC também vão orientar os motociclistas sobre condução defensiva, o uso correto de equipamentos de proteção e cuidados ao transportar passageiros. A iniciativa integra a programação especial do Mês do Motociclista, reforçando o compromisso com a redução de acidentes envolvendo esse grupo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
As antenas corta-pipa são fabricadas para fácil instalação e podem ser adquiridas em lojas especializadas, mas a distribuição gratuita pela AMC ajuda a ampliar o acesso ao equipamento. Este esforço é crucial diante do aumento sazonal das linhas cortantes, comumente usadas para empinar pipas, especialmente no mês de julho, período de férias escolares e ventos fortes em Fortaleza.
Essa medida preventiva salva vidas e reforça a importância da segurança no trânsito para motociclistas, um dos grupos mais vulneráveis nas vias urbanas da cidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fonte: gcmais.com.br