As forças de segurança deflagraram na manhã desta quinta-feira (7) a Operação Nordeste Integrado, que mobiliza mais de 5.900 agentes para combater facções criminosas em oito estados da região, incluindo o Ceará. As ações simultâneas acontecem em Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, foram expedidos 510 mandados, entre mandados de prisão e de busca e apreensão.
Conforme informado, estão sendo cumpridos mandados judiciais, feitas prisões em flagrante e apreensões de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos. A operação toma como base análises prévias de manchas criminais, de modo a ter maior efetividade em territórios considerados mais vulneráveis. Também tem como objetivo reduzir a criminalidade nas fronteiras estaduais, especialmente em casos de crimes como homicídio, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas e roubos a pessoas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ceará
Dentre os mais de 5.900 agentes que participam da Operação Nordeste Integrado, 1.172 são do Ceará. O estado conta com o emprego de efetivo de 960 policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 55 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). No território cearense, a operação visa o cumprimento de 30 mandados judiciais.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Integração entre estados
Os trabalhos operacionais da Operação Nordeste Integrado ocorrem ininterruptamente durante dois dias, tendo iniciado nesta quinta-feira (7) e devendo encerrar na noite da sexta-feira (8). Na operação, participam 5903 agentes de Segurança Pública dos oito estados envolvidos – entre policiais militares, civis, bombeiros militares, equipes de inteligência e agentes de perícia forense. As equipes estão mobilizadas em diversas diligências nas divisas dos estados participantes.
Leia também | MPF volta a recomendar a paralisação das obras no Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral do Ceará
Operação interestadual mira facções criminosas no Ceará e em mais sete estados do Nordeste
Fonte: gcmais.com.br