A Record está ampliando os testes da nova geração da televisão digital no Brasil ao experimentar seu sinal em 4K/DTV+ não apenas pelo sinal terrestre, mas também via satélite, em parceria com a SpeedCast. Essa iniciativa inclui a oferta de até 6 canais na tecnologia DTV+ pelo satélite Star One D2, com exposição prevista na feira SET Expo, um evento de referência no setor de tecnologia de televisão.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Enquanto a Globo inaugurou a primeira estação-piloto privada da TV 3.0 (também chamada de Digital Television Plus ou DTV+) no Pico do Sumaré, no Rio de Janeiro, para transmissões experimentais em 4K HDR, a Record avança com seus próprios testes que mostram a expansão da tecnologia para múltiplas plataformas. Essa nova etapa demonstra o esforço em integrar a TV aberta à economia digital, oferecendo qualidade de imagem superior, áudio imersivo e interatividade, mantendo a gratuidade característica do modelo aberto.
Os testes de DTV+ em sinal terrestre já ocorrem experimentalmente em algumas cidades, com cronograma definido:
- 29 de abril de 2025: Rio de Janeiro
- 18 de agosto de 2025: São Paulo
- 2 de dezembro de 2025: Brasília
Especificamente em São Paulo, desde o dia 8 de agosto, o transmissor duplo da Rohde & Schwarz foi ativado para que emissoras e fabricantes realizem testes práticos da nova tecnologia, com os testes mais amplos previstos para 18 de agosto de 2025.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Record inaugura transmissão experimental da DTV+
A tecnologia DTV+ promete várias inovações para o público e o mercado, tais como:
- Qualidade de imagem em resolução 4K e HDR, com visão futura de até 8K.
- Som envolvente e personalizado, simulando experiências cinematográficas.
- Interatividade, com possibilidade de responder a enquetes, fazer compras via controle remoto e receber publicidade segmentada geograficamente.
- Personalização da experiência, com cada usuário obtendo conteúdo e anúncios sob medida, integrando funcionalidades digitais sem necessidade obrigatória de internet, embora a conexão amplie as opções disponíveis.
Esses avanços indicam o fim do modelo tradicional de “zapping” entre canais, com a TV configurando-se mais como uma plataforma de apps que entregam conteúdo customizado diretamente para o espectador, aproximando a TV aberta das dinâmicas digitais atuais.
Com a Record testando sua assinatura 4K/DTV+ também via satélite, em complemento ao sinal terrestre, há uma estratégia clara para a ampliação da cobertura e do alcance da nova TV 3.0 no Brasil, antecipando uma chegada mais robusta das emissoras à era digital avançada, prevista para se consolidar comercialmente a partir de 2026.
Leia também | Prefeitura estuda demolir Ponte Velha na Praia de Iracema e moradores discordam
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br