Início » Blog » Chegada da safra derruba preços e faz vendas de brócolis e caju dispararem na Ceasa
Ceará

Chegada da safra derruba preços e faz vendas de brócolis e caju dispararem na Ceasa

chegada-da-safra-derruba-precos-e-faz-vendas-de-brocolis-e-caju-dispararem-na-ceasa
Chegada da safra derruba preços e faz vendas de brócolis e caju dispararem na Ceasa

Com a chegada da safra, o movimento na Central de Abastecimentos do Ceará S. A. (Ceasa) está mais intenso do que nunca. Nos corredores, consumidores aproveitam os preços em queda e a boa qualidade dos produtos para encher as sacolas com frutas e vegetais da estação. Entre os destaques, o brócolis e o caju estão liderando as vendas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O brócolis, em especial, é o grande destaque entre os vegetais. A safra começou neste mês e já movimenta os produtores e comerciantes locais. De acordo com Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa, o volume de oferta cresceu bastante: “85 toneladas já ofertado aqui, a produção é nossa, da região da Ibiapaba, Guaraciaba do Norte, no caso também de TIanguá até São Benedito. Muito brócolis chegando, mas ingressou mais brócolis no mercado da região mineira. Para complementar, ainda chegou mais brócolis de São Paulo, porque o consumidor, o mercadinho, o supermercado, as feiras livres estão levando brócolis, porque o brócolis caiu no nosso gosto.”

Além da fartura, o preço do quilo caiu. Atualmente, o brócolis é vendido a R$ 16,00, dois reais a menos do que nas semanas anteriores. A boa notícia para o consumidor também se estende ao valor nutricional do alimento. “O brócolis, ele é um vegetal e ele também é considerado um super alimento. Ele é rico em vitaminas, minerais e muitas fibras. Em 100 gramas do alimento, a gente tem menos de 100 calorias, somente 5 gramas de carboidrato, 3 gramas de proteína e a mesma quantidade de fibras, 3 gramas. Além disso, a quantidade de gordura é muito relevante”, afirma a nutricionista Sandra Maia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outro produto que está se destacando nas feiras da Ceasa é o caju. Mesmo com a safra em larga escala prevista apenas para setembro, a fruta já começa a aparecer em grande volume e com preços acessíveis. Por lá, o quilo do caju é vendido a R$ 6,00. “O caju também chega no mercado em quantidade maior, a produção é daqui da região de Ocara, Pacajus, Aquiraz, Beberibe tem quantidade boa de caju, mas o Aracati, que é a grande produção de caju, está chegando e mandando aqui para o mercado local e para os mercados do Nordeste, em grande escala”, explica Odálio Girão.

Versátil e nutritivo, o caju tem presença garantida na mesa dos consumidores, seja in natura ou em diversas preparações. “Pode ser consumido in natura, em sucos, geleias, doces e outras preparações. Com mais de 2 gramas”, de fibra, o caju pode ser um mega aliado no aumento da ingestão de fibras da população”, completa a nutricionista Sandra Maia, ressaltando o valor nutricional e o potencial da fruta no mercado regional.

Com a boa safra, tanto o caju quanto o brócolis têm movimentado a economia local e gerado uma verdadeira corrida às feiras. A combinação de qualidade, fartura e preços acessíveis tem agradado aos consumidores e aquecido o comércio. “Mercado está agitado com o caju e com o brócolis”, conclui o analista.

Para quem busca alimentos saudáveis e saborosos, o momento é ideal para aproveitar as promoções nas bancas da Ceasa. A expectativa é de que a alta na oferta continue nas próximas semanas, mantendo os preços baixos e o mercado movimentado.

Leia também | Setor de ração animal investe em tecnologia e Ceará ganha destaque no mercado nacional

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br