Início » Blog » Saiba como ter atendimento no novo Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, em Fortaleza
Ceará

Saiba como ter atendimento no novo Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, em Fortaleza

saiba-como-ter-atendimento-no-novo-centro-de-diagnostico-espaco-girassol,-em-fortaleza
Saiba como ter atendimento no novo Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, em Fortaleza

Crianças e adolescentes de Fortaleza com suspeita de autismo, TDAH ou outras neurodivergências já podem contar com um novo serviço público: o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, inaugurado nesta segunda-feira (11) no bairro Edson Queiroz. O local foi criado para oferecer diagnósticos de transtornos do desenvolvimento em jovens de 0 a 17 anos e é administrado pela Prefeitura da Capital. A expectativa é desafogar a fila de cerca de 30 mil pessoas que aguardam avaliação na rede municipal.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para ter acesso ao atendimento, é necessário primeiro procurar um posto de saúde. Lá, um pediatra ou clínico geral fará a consulta inicial e poderá encaminhar a criança ou adolescente ao Centro. A partir do encaminhamento, uma equipe multiprofissional realiza a avaliação. “O fechamento do diagnóstico pode acontecer no mesmo dia, mas, em média, leva até três dias”, explicou a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, durante a inauguração. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O equipamento é voltado exclusivamente para diagnóstico, e não oferece tratamento. Após o laudo, os pacientes são encaminhados conforme as necessidades identificadas. Entre os locais de tratamento possíveis estão o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Instituto Primeira Infância (Iprede), o Nutep/UFC e, futuramente, os Espaços Girassol terapêuticos, que ainda estão em implantação e serão voltados para a assistência contínua com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

O Centro de Diagnóstico tem capacidade inicial para 1.500 atendimentos por mês, podendo dobrar esse número até novembro. Conta com consultórios, salas sensoriais, estrutura para exames e serviços de cidadania, como emissão de RG e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno (Ciptea). O atendimento é gratuito e realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para facilitar o acesso das famílias, a Prefeitura também lançou a nova linha de ônibus 1330 – Papicu/Centro Girassol, que começou a operar nesta segunda-feira. A linha parte do Terminal do Papicu, passa por avenidas como Washington Soares e Eng. Santana Júnior, e realiza 28 viagens por dia. Já o primeiro Espaço Girassol terapêutico está previsto para ser inaugurado no próximo dia 18 de agosto, no bairro Bonsucesso.

Leia também | Entregador é agredido por cliente em área nobre de Fortaleza, e colegas derrubam portão de condomínio em protesto; vídeo

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br