O Ceará registrou uma queda de 23,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), como os roubos, entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 17.050 roubos em todo o estado, 5.211 a menos que os 22.261 registrados em 2024. A redução foi puxada principalmente por Fortaleza, com queda de 25,9%, e pela região do Interior Norte, com 21,9%. O Interior Sul teve 19% de queda, e a Região Metropolitana de Fortaleza registrou redução de 14,7%.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, os bons resultados são fruto do trabalho das forças de segurança e da adoção de novas estratégias. “Queremos atribuir esses resultados ao profissionalismo dos nossos agentes de segurança pública, associado ao investimento do Governo do Estado, mas também em novas estratégias, como o Meu Celular, Segurança no Ponto e Moto Segura”, afirmou. Ele também destacou o aumento da presença da Polícia Militar nas ruas e a priorização de investigações de crimes contra o patrimônio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O mês de julho de 2025 teve a maior redução de roubos para esse mês desde o início da série histórica, em 2009. Foram 2.392 ocorrências, 20,6% a menos do que no mesmo mês do ano anterior. Fortaleza teve queda de 23% nos roubos em julho, a Região Metropolitana 24,8%, e o Interior Sul 14,8%. Esses números reforçam a tendência de queda contínua nos crimes patrimoniais em diversas regiões do estado.
Já os furtos apresentaram uma redução de 7,7% no acumulado de janeiro a julho, com 32.504 ocorrências registradas em 2025 contra 35.199 em 2024. A maior queda foi no Interior Norte, com 12,1%, seguido pelo Interior Sul (11,2%) e a Região Metropolitana (8,8%). Fortaleza também teve redução, com 5,4% a menos de furtos. Em julho, a queda geral no estado foi de 10,2%, com destaque para o Interior Norte, que teve redução de 35,2% nesse mês.
Programas como Meu Celular, Moto Segura CE e Segurança no Ponto têm sido apontados como decisivos para a queda nos índices. A plataforma Meu Celular permite o rastreamento de aparelhos roubados; o Moto Segura atua na recuperação de motocicletas furtadas; e o Segurança no Ponto reforça o policiamento em paradas de transporte coletivo. Essas iniciativas, aliadas ao trabalho ostensivo e investigativo das forças de segurança, vêm consolidando um cenário de maior segurança patrimonial no estado.
Leia também | Entregador é agredido por cliente em área nobre de Fortaleza, e colegas derrubam portão de condomínio em protesto; vídeo
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br