A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Nocaute VI, que cumpre diversos mandados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) contra integrantes de uma facção criminosa de origem carioca.
Foram, até o momento, cumpridos 38 mandados de prisão – sendo 25 de pessoas em liberdade e outras 13 já no sistema prisional, uma delas no Rio de Janeiro. As ações são coordenadas pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), somando mais de 200 policiais em atuação na operação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Operação da polícia prende integrantes de facção em Fortaleza
Mais informações sobre as ações policiais serão divulgadas à imprensa ainda nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa a ocorrer a partir das 11h, na sede da Polícia Civil do Ceará, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Nexus Aliciae
Ainda esta semana, na última quarta (3), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Nexus Aliciae, que investiga um esquema criminoso ligado ao tráfico internacional de drogas, fazendo uso de aeroportos brasileiros – inclusive o Aeroporto Internacional de Fortaleza (Pinto Martins). A PF ainda apura atividades registradas nos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Corumbá. Segundo a investigação, a organização criminosa em questão estaria transportando drogas com os chamados “engolidores”, pessoas que engolem cápsulas dos entorpecentes para viajar sem que as substâncias sejam identificadas.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As investigações, iniciadas após um flagrante em Viracopos em setembro de 2023, apontam que a organização era estruturada em dois núcleos principais: o de cooptadores, responsável pelo aliciamento de transportadores, compra de passagens, hospedagens e comunicação com compradores no exterior; e o de transportadores, composto por 17 pessoas. O grupo operava de forma sistemática e lucrativa no mercado ilícito de drogas, com envio de cargas para Espanha, França, Itália e Suíça.
Regum Fractus
Na segunda-feira (1º), a Polícia Civil deflagrou a operação Regnum Fractus (“Reino Quebrado”, em latim), com o objetivo de desarticular grupos criminosos que atuavam em municípios do Vale do Jaguaribe e Sertão Central. A ofensiva ocorreu em Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte, mobilizando 26 equipes da instituição.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, sendo oito deles contra suspeitos em liberdade e outros já recolhidos ao sistema prisional. Alguns dos alvos possuíam mais de um mandado de prisão em aberto. A ação também resultou na execução de 22 mandados de busca e apreensão domiciliar, que levaram à apreensão de diversos aparelhos celulares.
Segundo a delegada Narda Pinheiro, do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul), a investigação teve início após a prisão de um homem de 25 anos, em julho deste ano, apontado como mandante de ameaças contra moradores do distrito de Uiraponga, em Morada Nova. O suspeito foi capturado em São Paulo em uma ação conjunta entre as polícias civis do Ceará e de São Paulo.
Leia também | Casal é preso em Cascavel por aplicar golpes com comprovantes falsos de Pix em supermercado
Fonte: gcmais.com.br