Um paciente de 56 anos foi abandonado em um campo de futebol no bairro Nova Cigana, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), após receber alta de um hospital do município, ainda com um acesso venoso no braço. O homem, conhecido na região como Ronaldo, foi deixado no local por funcionários da unidade de saúde, conforme relatado.
O indivíduo está em situação de rua – o que, no entendimento dos moradores, não é justificativa plausível para abandonar o paciente na via pública, sem amparo. O homem foi encontrado deitado em um colchão, ainda usando roupas hospitalares. O caso gerou comoção entre a população do entorno, que passou a pressionar o Hospital Municipal de Caucaia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Horas depois da denúncia, uma equipe da unidade hospitalar retornou ao local e recolheu o idoso, levando-o novamente para a unidade de saúde.
Conforme anunciado pela Secretaria da Saúde, a falha foi reconhecida e os servidores envolvidos no caso foram afastados das atividades. Também foi feito acionamento à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para fazer um acompanhamento e dar assistência para o paciente.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Secretaria da Saúde informa ainda que investiga o ocorrido. O secretário Moacir Soares aponta que os equipamentos do município são orientados a cumprir rigorosamente os protocolos clínicos de saúde.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia sobre o tratamento dado ao paciente após alta hospitalar em Caucaia:
A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia informa que está apurando o episódio ocorrido no Hospital Municipal Abelardo Gadelha, nesta quarta-feira (03/09), envolvendo um paciente que recebeu alta médica, após tratamento de um quadro de pneumonia. Trata-se de pessoa em situação de vulnerabilidade social, que foi transportada pela equipe hospitalar até o local onde vive.
Tão logo tomou conhecimento da denúncia de que protocolos sanitários não teriam sido adotados, a equipe da unidade localizou o paciente, que foi reconduzido ao hospital e segue em regime de internação social sem pendências clínicas. Importante destacar que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) foi acionada para garantir o suporte de assistência social ao paciente.
Enquanto investiga a ocorrência, o hospital afastou os servidores envolvidos e já acionou todos os setores da unidade a fim de reforçar as medidas adequadas para a alta hospitalar, garantindo não apenas a estabilidade clínica, mas também condições seguras e protocolares dignas para pacientes e seus familiares.
O secretário municipal da saúde, Moacir Soares, reforça que todos os equipamentos do Município são orientados a cumprir rigorosamente os protocolos clínicos de saúde. “Ressalto que o paciente só saiu do hospital após receber a alta médica. Temos total compromisso de cumprir os protocolos clínicos estabelecidos, que são adotados nos nossos equipamentos de saúde. O episódio está sendo rigorosamente apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis”, garantiu o secretário.
A Prefeitura de Caucaia reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência em saúde, a humanização do atendimento e a proteção à vida de cada cidadão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Casal é preso em Cascavel por aplicar golpes com comprovantes falsos de Pix em supermercado
Fonte: gcmais.com.br