O Ceará ficou em primeiro lugar na 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), conquistando o topo do pódio pelo terceiro ano consecutivo. Com o maior número de medalhas conquistadas no país, o estado somou 28 medalhas na competição, realizada com mais de 1,4 mil estudantes na etapa final presencial em Campinas, São Paulo.
Entre as premiações, foram 4 ouros, 8 pratas e 16 bronzes, com 107 equipes cearenses finalistas – bem à frente do segundo colocado, Pernambuco, que teve 48 equipes finalistas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no ginásio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), local que tradicionalmente sedia a Olimpíada. O tema trabalhado nesta edição foi “Inteligência Artificial e os meios de comunicação”, que pautou discussões e trabalhos de pesquisa entre estudantes e professores durante o ano letivo.
Ceará é destaque na Olimpíada Nacional em História do Brasil
A ONHB reúne estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que competem em equipes de três alunos com a supervisão de um professor de história. A competição é dividida em seis fases online, com provas que incluem questões de múltipla escolha e tarefas de pesquisa, orientadas pelos professores, e visa estimular a pesquisa científica e o desenvolvimento do pensamento crítico.
A organização envolve apoio institucional da Unicamp, da Associação Nacional de História (ANPUH), e de agências de fomento como o CNPq e o Ministério da Educação (MEC). A Olimpíada existe há 17 anos.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Como funciona a ONHB
O funcionamento da ONHB envolve seis fases de provas online ao longo do ano, nas quais as equipes de três estudantes, orientadas por um professor de história, respondem a questões de múltipla escolha e realizam tarefas relacionadas a documentos históricos, análises e pesquisas.
As respostas devem ser enviadas pela plataforma oficial da olimpíada. As equipes que se classificam nas fases online avançam para uma etapa final presencial, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde realizam provas dissertativas e participam da cerimônia de premiação com medalhas de ouro, prata, bronze e cristal (honra ao mérito). A olimpíada é interdisciplinar e fomenta a pesquisa, incentivando o uso de diferentes tipos de fontes históricas e o desenvolvimento de habilidades analíticas e colaborativas.
Leia também | Desfile do 7 de Setembro em Fortaleza tem programação com estudantes e autoridades na Beira-Mar
Fonte: gcmais.com.br