Início » Blog » Roubos no Ceará têm queda de 23,4% nos oito primeiros meses do ano de 2025
Ceará

Roubos no Ceará têm queda de 23,4% nos oito primeiros meses do ano de 2025

roubos-no-ceara-tem-queda-de-23,4%-nos-oito-primeiros-meses-do-ano-de-2025
Roubos no Ceará têm queda de 23,4% nos oito primeiros meses do ano de 2025

O estado do Ceará apresentou uma expressiva redução nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) nos primeiros oito meses de 2025, com uma queda de 23,4% nos registros de roubos em comparação ao mesmo período de 2024. De janeiro a agosto deste ano, foram contabilizados 19.411 roubos, contra 25.338 no ano anterior, representando 5.927 ocorrências a menos. Somente em Fortaleza, a redução chegou a 26%, com destaque para o mês de agosto, que apresentou o melhor resultado da série histórica desde 2015.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No comparativo entre os meses de agosto de 2024 e 2025, o estado registrou uma queda de 23,3% nos CVPs, com 716 crimes a menos. Em Fortaleza, a queda foi ainda mais significativa: 26,6%. A capital cearense se destacou como a região com maior redução em números absolutos, com 579 ocorrências a menos no mês de agosto deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado.

Todas as regiões do estado apresentaram redução nos índices de CVP, tanto no acumulado do ano quanto no mês de agosto isoladamente. O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, atribuiu os resultados ao empenho das forças de segurança e aos investimentos em estratégias como os programas “Meu Celular”, “Segurança no Ponto” e “Moto Segura CE”.

Além da queda nos roubos, os crimes de furto também apresentaram queda relevante. De janeiro a agosto de 2025, foram registrados 37.035 casos de furto no Ceará, representando uma redução de 10,9% em relação ao mesmo período de 2024. Em Fortaleza, a queda foi de 7,7%, passando de 23.424 para 21.615 ocorrências.

O Interior Norte foi a região com maior destaque na redução de furtos no acumulado do ano, com uma queda de 17%. Já no comparativo entre os meses de agosto de 2024 e 2025, o estado registrou redução de 28,9% nos furtos, com destaque para o Interior Sul, onde houve queda de 39,4% nesse tipo de crime.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Todas as regiões cearenses também registraram redução nos furtos tanto no acumulado do ano quanto especificamente em agosto, o que demonstra uma tendência estadual de melhora nos indicadores de segurança pública. A Polícia Militar intensificou a presença nas ruas e aumentou as abordagens, além de fortalecer as investigações de crimes patrimoniais.

Segundo o secretário Roberto Sá, “a presença policial mais próxima da população e o foco nas investigações de crimes que não puderam ser solucionados no momento do flagrante têm sido essenciais para reduzir os índices e levar os criminosos à Justiça”.

O trabalho das forças de segurança também resultou na prisão de 2.783 pessoas envolvidas em roubos no Ceará entre janeiro e agosto deste ano. Desse total, 1.729 capturas aconteceram em Fortaleza. As ações incluem prisões em flagrante e o cumprimento de mandados judiciais.

Somente no mês de agosto de 2025, foram realizadas 351 prisões relacionadas a crimes patrimoniais, o que equivale a uma média de 12 prisões por dia em todo o estado. Esses dados reforçam o comprometimento das autoridades cearenses no combate efetivo à criminalidade.

A criação, em maio de 2025, do Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil também contribuiu para aprimorar as investigações de roubos e furtos. A estrutura tem como foco combater os crimes patrimoniais com mais eficiência, atuando de forma estratégica e coordenada com os demais órgãos de segurança pública do estado.

Leia também | Polo Automotivo do Ceará anuncia início das operações com produção do primeiro carro 100% elétrico do Estado

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br