Início » Blog » Proenergia Summit 2025: Fortaleza sedia maior evento de energia renovável do Brasil
Ceará

Proenergia Summit 2025: Fortaleza sedia maior evento de energia renovável do Brasil

proenergia-summit-2025:-fortaleza-sedia-maior-evento-de-energia-renovavel-do-brasil
Proenergia Summit 2025: Fortaleza sedia maior evento de energia renovável do Brasil

O Proenergia Summit 2025, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, chega à sua sétima edição como o principal encontro nacional voltado à transição energética. Com expectativa de reunir cerca de 4 mil participantes, entre especialistas, autoridades e representantes das maiores empresas do setor, o evento promete dois dias intensos de palestras, painéis, debates, networking e troca de experiências sobre os rumos do Brasil na matriz energética sustentável. As inscrições seguem abertas no site oficial do evento.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sebrae, o Summit contará com a presença de autoridades como Karina Araújo e Bianca Alencar, do Ministério de Minas e Energia; Carlos Mattar, da ANEEL; Bárbara Rubim, da Absolar; além de representantes da Eletrobras/Chesf, ABEEólica, Neoenergia, Casa dos Ventos, Light COM, e diversas outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Entre os destaques da programação está a entrega do Troféu Jurandir Picanço, que neste ano homenageará o governador do Ceará, Elmano de Freitas. A honraria reconhece sua atuação estratégica no setor, especialmente na promoção do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, na expansão de fontes renováveis e na defesa de políticas públicas que viabilizam a transição energética no Estado e no Nordeste. Elmano confirmou presença na cerimônia de abertura, que contará com palestra magna de Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC e vice da CNI.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O evento abordará uma ampla gama de temas estratégicos, entre eles: a inserção do Brasil na rota global da transição energética, o potencial do Nordeste para energia limpa, o papel do hidrogênio verde, eólica offshore, reforma do setor elétrico, o mercado livre de energia e a nova geopolítica energética. O macrotema do ano será “Conectando o Brasil com Energia”, sinalizando a busca por soluções integradas para o crescimento sustentável e competitivo do país.

Além do palco principal, o evento contará com espaços paralelos de conteúdo técnico. No Palco Técnico Deputado Ariosto Holanda, empresas como GoodWe, Nordex, Light COM e outras apresentarão estudos e inovações. Já o novo Manifesto Proenergia 2025 – Transição Energética no Ceará reunirá especialistas em Sessões de Debates sobre modernização regulatória, curtailment, digitalização da rede elétrica e caminhos para ampliar as energias renováveis.

Outro atrativo será o Espaço do Associado, que dará visibilidade a 12 empresas cearenses de micro e pequeno porte, como Eficiente, Mais Sol, RawTech, Tangent e outras. A ideia é fomentar o empreendedorismo e valorizar os negócios locais que têm se destacado no setor energético. O ambiente plural do evento será ainda mais enriquecido pela presença de startups e a realização de um hackathon, com premiações para soluções inovadoras aplicadas ao setor.

O encerramento do Proenergia Summit 2025 ficará por conta do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, que fará uma palestra sobre comportamento humano, ética e os desafios da sociedade contemporânea em meio às transformações tecnológicas e energéticas. Doutor em Filosofia pela USP, Pondé trará uma abordagem crítica e reflexiva sobre o papel das pessoas e das instituições frente à mudança de paradigma energético.

Patrocinado por grandes marcas do setor, como Casa dos Ventos, Light COM, Qair, SESI, 3 Corações, B&Q Energia e Grupo Cosampa, o evento conta ainda com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Adece, fortalecendo a imagem do Estado como um dos principais polos de energia renovável do país.

A partir dos debates promovidos durante o evento, será elaborado um Manifesto da Transição Energética no Ceará, documento que reunirá propostas e encaminhamentos para políticas públicas e ações concretas, com acompanhamento até a próxima edição do evento. “Vivemos um momento de protagonismo energético, e o Proenergia é o espaço para discutir e superar desafios, rumo a um futuro mais limpo, competitivo e justo”, destaca Luis Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE.

O Proenergia Summit 2025 reforça sua importância como plataforma de articulação entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Com uma programação diversa, ambientes interativos e um clima voltado à inovação, o evento se firma como essencial para todos os agentes envolvidos na transição energética brasileira. Mais informações e inscrições podem ser acessadas pelo site www.proenergiasummit.com e nas redes sociais do Sindienergia-CE (@sindienergiaceara).

Leia também | Turista idoso é resgatado após sofrer queda na trilha da Pedra Furada, em Jericoacoara (CE)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br