Um redemoinho de poeira assustou jogadores e torcedores na manhã deste domingo (5) durante um torneio de futebol amador no Sítio São Vicente, zona rural de Cedro, no interior do Ceará. O fenômeno, conhecido cientificamente como dust devil — ou “demônio de poeira” —, se formou repentinamente no meio do campo, surpreendendo os presentes com ventos fortes e nuvens de poeira.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que o redemoinho passa entre os atletas e o público. Nas imagens, alguns tentam se proteger cobrindo o rosto ou correndo para longe da ventania. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e, após o fenômeno se dissipar, a partida foi retomada normalmente.
Segundo relatos de jogadores, o fenômeno voltou a ocorrer no período da tarde, mas com intensidade bem menor. Ainda assim, o novo redemoinho chamou a atenção de quem estava no local, repetindo o cenário de poeira girando sobre o solo seco.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que redemoinhos como esse são comuns em áreas com temperaturas elevadas e solo muito aquecido. Nessas condições, o ar quente sobe rapidamente, criando uma corrente vertical que, ao ganhar rotação, forma o redemoinho. Com a queda de pressão no centro do fenômeno, poeira e pequenos detritos são sugados e giram em alta velocidade, tornando o fenômeno visível.
Apesar de assustadores, os dust devils geralmente não apresentam grande perigo, pois costumam durar poucos minutos e têm força limitada. Ainda assim, em regiões rurais e secas como o interior do Ceará, são eventos relativamente frequentes durante períodos de calor intenso e baixa umidade.
Leia também | Escola de Sobral onde ataque a tiros matou dois alunos retoma aulas com segurança e homenagens
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











