Início » Blog » IJF registra mais de 3.700 atendimentos por engasgo entre janeiro e setembro de 2025
Ceará

IJF registra mais de 3.700 atendimentos por engasgo entre janeiro e setembro de 2025

ijf-registra-mais-de-3.700-atendimentos-por-engasgo-entre-janeiro-e-setembro-de-2025
IJF registra mais de 3.700 atendimentos por engasgo entre janeiro e setembro de 2025

O engasgo já é a terceira principal urgência atendida pelo Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 3.770 atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência, com crianças e idosos despontando como os grupos mais vulneráveis. O mês com maior número de casos foi abril, quando o hospital registrou 446 episódios. Os principais causadores de engasgos em adultos são espinhas de peixe e ossos. Já entre as crianças, os motivos mais comuns são pilhas, baterias, moedas e brinquedos pequenos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A engenheira civil Hercília Leal é uma das pessoas que enfrentaram o susto de um engasgo. “Fui tomando água, alimentando, levantando os braços para ver se ia ajudando. Aí foi indo, foi indo e graças a Deus não fiquei numa situação pior”, contou. Ela já passou por duas situações parecidas, e em uma delas estava sozinha. Depois dos episódios, passou a adotar hábitos mais seguros: “A gente vai se alimentando com calma, pare os talheres, coma com calma para evitar engasgo.”

Segundo o médico endoscopista Adalberto Vieira, o IJF é referência nesse tipo de atendimento em Fortaleza, mas pacientes do interior também podem buscar ajuda em UPAs ou hospitais locais. Se necessário, o paciente é transferido. “A gente faz avaliação se esse paciente precisa de endoscopia digestiva flexível, que é um aparelhozinho, como o nome já diz, ele é maleável, ou se o paciente precisa de um procedimento mais invasivo através de uma endoscopia rígida para remoção de corpos estranhos”, explica o médico.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A psicóloga Marta Leal reforça que a prevenção ainda é o melhor caminho. “Verificar se esses brinquedos são adequados à faixa etária da criança” é uma das orientações. Ela também alerta sobre os cuidados com a alimentação de idosos: “Não dar grãos como feijão ou comidas crocantes como bombons, balas e cocadas. Essa mastigação deve ser feita de forma lenta e consciente.” Marta destaca que, por conta da sensibilidade oral reduzida, muitos idosos podem nem perceber a presença de corpos estranhos na boca.

Por fim, especialistas recomendam que a população aprenda a realizar a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas em casos de engasgo. Marta sabe como aplicar: “A gente pega a pessoa e faz a compressão aqui acima do abdômen, para que ela bote em uma posição onde ela possa expelir aquilo que ela está engasgada.” A orientação é que todos busquem se informar sobre primeiros socorros, especialmente em lares com crianças e idosos.

Leia também | Lula diz que esquerda levou ‘surra’ nas redes e afirma que tem disposição para mais 5 eleições

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br