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Ceará pode ser o primeiro estado do Brasil com dois sistemas de trem entre cidades

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Ceará pode ser o primeiro estado do Brasil com dois sistemas de trem entre cidades

O Ceará pode se tornar o primeiro estado do Brasil a contar com dois sistemas de transporte ferroviário de passageiros entre cidades. O Governo Federal estuda a implantação de um novo ramal ferroviário que interligaria as três principais cidades da Região Metropolitana do Cariri — Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte —, somando-se ao projeto já em análise que prevê uma ligação entre Fortaleza e Sobral.

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De acordo com o Ministério dos Transportes, o trecho que conectaria as cidades do Cariri está em fase de análise técnica preliminar. A pasta informou que o processo “avalia alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos”, mas ainda não divulgou detalhes sobre o modal a ser utilizado, prazos ou estimativas de investimento. Caso o projeto avance, o Ceará passará a ter dois sistemas ferroviários intermunicipais — um feito inédito no país.

Atualmente, a região do Cariri já é atendida pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que liga Crato e Juazeiro do Norte desde 2009. Diferente do trem tradicional, o VLT é voltado para trajetos curtos e urbanos, com menor velocidade e menor capacidade de transporte. O Ministério, no entanto, não esclareceu se o novo ramal será uma ampliação do VLT já existente ou um sistema ferroviário distinto, voltado a viagens de média distância.

O projeto em estudo seria o sétimo trecho de transporte ferroviário de passageiros analisado pelo Governo Federal e o segundo no Ceará. O maior deles é o ramal entre Fortaleza e Sobral, que deve ter cerca de 240 quilômetros de extensão e visa integrar economicamente o litoral e o interior cearense. Já o plano para o Cariri busca fortalecer a mobilidade entre os três municípios mais populosos e economicamente relevantes da região, conhecidos juntos como “Crajubar”.

Apesar da movimentação no Governo Federal, a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) informou que não possui, até o momento, informações sobre uma interligação ferroviária entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Segundo o órgão, os trabalhos da pasta se concentram nas obras de ampliação do sistema Metrofor em Fortaleza, incluindo a Linha Leste, com previsão de entrega em 2028, e os ramais que ligarão o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Arena Castelão, previstos para 2026 e 2027.

Desde o início da operação do VLT do Cariri, há 15 anos, especula-se sobre a possibilidade de uma ramificação até Barbalha. Em 2010, Antônio Chalita de Figueiredo, então gerente de Controle e Tráfego do Metrofor, chegou a confirmar que o prolongamento do trecho estava em análise, mas o projeto não avançou. Agora, com o novo interesse do Ministério dos Transportes, o tema volta à pauta e reacende as discussões sobre o futuro da mobilidade regional.

O VLT do Cariri foi o primeiro transporte regular de passageiros do tipo em operação no interior do Nordeste. O trajeto de 13,6 quilômetros entre Crato e Juazeiro do Norte é percorrido em cerca de 30 minutos, com nove estações no total. As tarifas são populares — R$ 1 a passagem inteira e R$ 0,50 a meia —, o que contribui para a adesão crescente do público. Em 2023, o sistema registrou recorde de 557,9 mil passageiros transportados, o maior número desde sua inauguração.

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A estrutura atual utiliza parte do antigo Ramal Crato, que integra a malha ferroviária da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Após o trecho operado pelo Metrofor, a linha segue até Missão Velha, mas encontra-se sem operação. Caso o novo projeto do Governo Federal seja implementado, ele poderá aproveitar parte dessa infraestrutura, o que reduziria custos e prazos de execução.

Enquanto o novo sistema não sai do papel, o deslocamento entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha segue majoritariamente rodoviário. O transporte de ônibus, operado por empresas como a Via Metro Cariri, tem tarifas até 340% mais caras que o VLT — R$ 3 a passagem inteira e R$ 1,50 a meia. A diferença de preço e o aumento da demanda por transporte eficiente e sustentável tornam o projeto ferroviário uma alternativa promissora para o desenvolvimento integrado do Cariri e do Ceará como um todo.

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Fonte: gcmais.com.br