Início » Blog » Queda de energia deixa trecho da Beira-Mar de Fortaleza às escuras na noite desta terça-feira (28)
Ceará

Queda de energia deixa trecho da Beira-Mar de Fortaleza às escuras na noite desta terça-feira (28)

queda-de-energia-deixa-trecho-da-beira-mar-de-fortaleza-as-escuras-na-noite-desta-terca-feira-(28)
Queda de energia deixa trecho da Beira-Mar de Fortaleza às escuras na noite desta terça-feira (28)

Um trecho da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, ficou completamente às escuras na noite desta terça-feira (28) após uma breve queda de energia. De acordo com vídeos publicados nas redes sociais por um hóspede de um hotel da região, o breve apagão atingiu parte do calçadão no trecho próximo ao Jardim Japonês, entre as ruas Paula Barros, Júlio Ibiapina e José Napoleão. A interrupção durou cerca de cinco minutos e, em seguida, a iluminação pública foi restabelecida.

Nas imagens compartilhadas, é possível observar que apenas parte da via ficou sem luz, enquanto outros pontos da orla permaneciam iluminados normalmente. A cena chamou atenção de moradores e turistas que circulavam pela região, uma das mais movimentadas da capital cearense durante a noite.

A Enel Distribuição Ceará informou, em nota ao GCMAIS que registrou, na noite desta terça-feira (28), uma ocorrência em um alimentador que atende parte dos bairros Aldeota, Meireles, Vicente Pinzón e Praia do Futuro, afetando o fornecimento de energia para alguns clientes da região. A distribuidora informou ainda que realizou manobras de transferências de cargas, reduzindo o número de consumidores impactados e, às 18h58, o serviço foi totalmente restabelecido.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outras ocorrências recentes

Essa não foi a primeira ocorrência recente de instabilidade no fornecimento de energia em Fortaleza. No último domingo (26), quedas e oscilações foram registradas em pelo menos 12 bairros da capital e também nos municípios de Caucaia e Maracanaú. Segundo a Enel, uma falha em duas linhas de distribuição provocou a interrupção temporária, que foi solucionada cerca de 15 minutos após o início da ocorrência.

Na semana anterior, no domingo (19), moradores dos bairros Mondubim, José Walter e Arvoredo também enfrentaram problemas semelhantes. No Conjunto Dr. Abelardo Rocha, no Mondubim, o apagão durou cerca de uma hora e meia. Segundo a concessionária, a causa foi uma falha em um isolador, mas moradores afirmam que as oscilações têm sido frequentes na região.

A sequência de interrupções ocorre pouco tempo depois do apagão nacional registrado na madrugada de 14 de outubro, que afetou diversos estados brasileiros, incluindo o Ceará. Na ocasião, cidades como Massapê, Coreaú, Pacatuba e Ipueiras ficaram sem energia por vários minutos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão nacional teria sido provocado por um incêndio em uma subestação de 500 kV no município de Bateias, no Paraná. O incidente causou uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país, resultando em desligamentos controlados de cargas para proteger o sistema elétrico.

Com a repetição de casos em um curto período, cresce a preocupação dos consumidores cearenses sobre a estabilidade da rede de distribuição de energia no estado. Usuários relatam insegurança com as quedas repentinas, que afetam não apenas a rotina doméstica, mas também o comércio, a rede hoteleira e o turismo — setores fortemente dependentes de fornecimento elétrico contínuo, especialmente em áreas de grande movimentação como a Avenida Beira-Mar.

Leia também | Fortaleza e Região Metropolitana registram quedas e oscilações de energia neste domingo (26)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br