Início » Blog » Enel registra furto de 1 quilômetro de cabos de energia em Caucaia/CE durante a madrugada
Ceará

Enel registra furto de 1 quilômetro de cabos de energia em Caucaia/CE durante a madrugada

enel-registra-furto-de-1-quilometro-de-cabos-de-energia-em-caucaia/ce-durante-a-madrugada
Enel registra furto de 1 quilômetro de cabos de energia em Caucaia/CE durante a madrugada

A Enel Distribuição Ceará registrou, na madrugada desta quinta-feira (30), o furto de 1 quilômetro de cabos de energia nas localidades de Alto do Garrote e Cipó, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação criminosa afetou o fornecimento de energia elétrica a clientes do município.

A distribuidora informa que equipes especializadas e veículos pesados foram direcionados ao local para reconstruir a rede e normalizar o serviço.

Segundo os dados da Enel, entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados o furto de um volume de 161 quilômetros de fios roubados. Entre as cidades com os maiores quantitativos furtados estão: Fortaleza, Aquiraz e Beberibe.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em 2024, cerca de 320 km de cabos de energia foram furtados no Ceará, afetando mais de meio milhão de unidades consumidoras.

Denúncias

Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas 24h por dia por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. A orientação da companhia é de que, caso observem pessoas ou veículos que não estejam com o fardamento completo da distribuidora intervindo na rede, denuncie.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A lei

O furto de grande quantidade de cabos de energia de uma via pública pode ser enquadrado na legislação brasileira como um crime qualificado, cuja pena foi recentemente aumentada pela Lei nº 15.181, sancionada em julho de 2025. De acordo com essa lei, o furto desses cabos, que são essenciais para a prestação de serviço público de energia elétrica, é punido com reclusão de 2 a 8 anos, além de multa. Essa pena é maior do que a prevista no Código Penal para furto comum (1 a 4 anos) devido ao impacto que esse tipo de crime causa no funcionamento de órgãos públicos e privados que prestam serviços essenciais.

Além disso, se esse furto causar interrupção do fornecimento de energia, estiver relacionado a situação de calamidade pública ou envolver equipamentos de telecomunicações, a pena pode ser aplicada em dobro. A lei também prevê punições específicas para o roubo (uso de violência ou grave ameaça) desses cabos, que tem pena ainda mais severa, de 6 a 12 anos de reclusão, e para a receptação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nanotecnologia

Na última semana, a Enel lançou no Ceará um projeto que utiliza nanotecnologia para reforçar o combate ao furto de cabos. A iniciativa emprega uma tinta especial capaz de criar um “DNA” único nos cabos de energia. Esse marcador permite rastrear e identificar o material mesmo após a retirada ou venda ilegal, facilitando investigações e responsabilização dos envolvidos.

O furto de cabos provoca interrupções no fornecimento de energia, compromete serviços essenciais e pode causar acidentes graves. Em algumas regiões, hospitais, escolas e sistemas de semáforos já foram afetados. Além disso, os criminosos se expõem a risco de morte, durante as ações de furto, devido à alta tensão da rede elétrica.

Leia também | Quadrilha que furtou máquinas de obras da Transposição do São Francisco é presa no Ceará

Fonte: gcmais.com.br