Início » Blog » Operação investiga em Santa Quitéria, no Ceará, crimes cometidos na eleição de 2024
Ceará

Operação investiga em Santa Quitéria, no Ceará, crimes cometidos na eleição de 2024

operacao-investiga-em-santa-quiteria,-no-ceara,-crimes-cometidos-na-eleicao-de-2024
Operação investiga em Santa Quitéria, no Ceará, crimes cometidos na eleição de 2024

Uma operação policial deflagrada na manhã desta sexta-feira (7) mira crimes eleitorais cometidos durante o pleito de 2024 no município de Santa Quitéria, no interior do Ceará. A Operação Promessa Vazia é efetuada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE).

Conforme informado, as ações dão continuidade às investigações iniciadas pela Delegacia de Defesa Institucional (Delinst) da Polícia Federal (PF). Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), em endereços ligados aos investigados.

Os mandados foram cumpridos para coletar provas que possam esclarecer o envolvimento dos suspeitos com facções criminosas. Alguns dos investigados foram, em 2024, candidatos a cargos eletivos no município. As práticas criminosas investigadas incluem corrupção e coação eleitoral.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A operação é resultado da atuação integrada das forças que compõem a Ficco/CE, em cooperação com o Ministério Público Eleitoral (MPE). As investigações continuam, para aprofundar a apuração dos fatos e identificar todos os envolvidos nas ações criminosas.

Ficco

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco) é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Eleição recente

No último dia 26 de outubro, há menos de duas semanas, Joel Barroso (PSB) foi eleito prefeito de Santa Quitéria para o mandato até 2028, com mais de 53% dos votos válidos. Ele é filho do ex-prefeito cassado José Braga Barroso, conhecido como Braguinha (PSB).

Braguinha e o vice Gardel Padeiro (PSB) tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico e por terem recebido apoio indevido do Comando Vermelho, conforme apontaram investigações conduzidas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Braguinha estava preso desde a véspera da posse, em 1º de janeiro de 2025, sob suspeita de ligação com o grupo criminoso, e não chegou a assumir o segundo mandato. Com a cassação, o município teve que realizar uma nova eleição para definir a liderança local.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

As investigações apontam que as ordens para a interferência no pleito partiram de Anastácio Paiva Pereira, o “Doze”, natural de Santa Quitéria, foragido no Rio de Janeiro e apontado como um dos principais chefes do Comando Vermelho no Ceará. Sob as ordens dele, a facção ameaçou adversários políticos, ofereceu drogas como moeda de troca por votos e intimidou eleitores, chegando a ameaçar funcionários da Justiça Eleitoral local.

Durante a campanha de 2024, o grupo criminoso espalhou mensagens de intimidação em redes sociais e pichações, fez ameaças diretas a apoiadores da oposição, além de quebrar veículos com adesivos de campanha. A estratégia criminosa, segundo as investigações policiais, incluiu o incentivo direto ao candidato Braguinha, embora sem registros de acordos formais entre ele e a facção.

Leia também | Três pessoas são encontradas mortas com marcas de tiros em área de mata em Fortaleza

Fonte: gcmais.com.br