O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) revogou, nesta terça-feira (11), a prisão domiciliar do ex-prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha (PSB). O entendimento da Corte é de que a prisão já cumpriu o objetivo previsto, que era de impedi-lo de interferir na eleição suplementar do município, realizada no fim de outubro. O candidato eleito no pleito foi Joel Barroso (PSB) – filho de Braguinha – e o vice Das Chagas (PSB).
Braguinha estava em prisão domiciliar desde 18 de agosto, usando tornozeleira eletrônica em Fortaleza, após denúncias de descumprimento de medidas cautelares – como participar de atos públicos e políticos no município. A decisão anterior pela prisão domiciliar havia sido baseada em condições médicas delicadas do ex-prefeito, incluindo a amputação de uma perna e problemas cardíacos graves.
O relator do caso, desembargador Luciano Nunes Maia Freire, destacou que, com a efetivação das eleições e a diplomação dos eleitos, não há mais necessidade da manutenção da prisão domiciliar. No entanto, as medidas cautelares foram restabelecidas e até ampliadas, mantendo a proibição de Braguinha participar de eventos públicos e políticos no município, sem prazo definido para o fim das restrições.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Braguinha e o vice-prefeito cassado, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), tiveram os mandatos cassados por envolvimento com facções criminosas durante as eleições de 2024. Braguinha foi preso pela Polícia Federal (PF) em 1º de janeiro de 2025, antes de tomar posse no mandato para o qual foi reeleito.
Operação Promessa Vazia
Na última sexta-feira (7), uma operação policial foi deflagrada mirando crimes eleitorais cometidos durante o pleito de 2024 em Santa Quitéria. A operação Promessa Vazia foi efetuada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme informado, as ações dão continuidade às investigações iniciadas pela Delegacia de Defesa Institucional (Delinst) da Polícia Federal (PF). Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), em endereços ligados aos investigados.
Os mandados foram cumpridos para coletar provas que possam esclarecer o envolvimento dos suspeitos com facções criminosas. Alguns dos investigados foram, em 2024, candidatos a cargos eletivos no município. As práticas criminosas investigadas incluem corrupção e coação eleitoral.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Eleição recente
No último dia 26 de outubro, Joel Barroso (PSB) foi eleito prefeito de Santa Quitéria para o mandato até 2028, com mais de 53% dos votos válidos. Ele é filho do ex-prefeito cassado José Braga Barroso, conhecido como Braguinha (PSB).
Braguinha e o vice Gardel Padeiro (PSB) tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico e por terem recebido apoio indevido do Comando Vermelho, conforme apontaram investigações conduzidas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Braguinha estava preso desde a véspera da posse, em 1º de janeiro de 2025, sob suspeita de ligação com o grupo criminoso, e não chegou a assumir o segundo mandato. Com a cassação, o município teve que realizar uma nova eleição para definir a liderança local.
Leia também | Três pessoas são encontradas mortas com marcas de tiros em área de mata em Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br












