O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri, reforçou, durante participação na COP30, em Belém, o papel estratégico dos estados do Nordeste na implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Em declaração durante o evento, o parlamentar destacou o alinhamento regional em torno da transição energética e da construção de um modelo de desenvolvimento ambientalmente responsável.
Aldigueri ressaltou a presença dos governadores do Nordeste e elogiou a atuação do governador cearense, Elmano de Freitas, que representou o Consórcio Nordeste nas discussões globais sobre sustentabilidade. Segundo ele, a região tem apresentado iniciativas eficazes no campo da energia limpa, destacando avanços em fontes renováveis, como a eólica e a solar, além do fortalecimento de projetos ligados a créditos de carbono.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Estamos aqui em Belém na COP30, COP da Amazônia. Parabenizar todos os governadores do Nordeste. O Governador Elmano de Freitas representando todo o Consórcio Nordeste para mostrarmos as políticas públicas eficazes que nós fazemos na nossa região, por transição energética justa, com energia verde, com energia limpa, créditos de carbono”, afirmou.
O parlamentar também enfatizou a importância do encontro internacional, que reúne representantes de cerca de 200 países, na busca por soluções práticas e urgentes para mitigar os efeitos da crise climática. Para ele, os debates realizados na conferência só terão impacto real se forem convertidos em ações efetivas.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Ação pública emergencial” foi uma das expressões usadas por Aldigueri ao defender que governos e instituições globais atuem em conjunto diante das mudanças climáticas já perceptíveis nas últimas décadas. Ele também destacou que há embasamento científico suficiente para orientar decisões de grande escala. “É importante que o planeta pense e aja. E há soluções, estudos técnicos, científicos, comprovantes através das academias, das universidades”, ressaltou.
O deputado reforçou ainda que o compromisso ambiental deve ter como horizonte a proteção das futuras gerações, destacando a necessidade de ampliar a sustentabilidade em nível nacional e global. Para ele, o sucesso da COP30 depende da capacidade dos países de transformarem propostas em políticas concretas. “Nós temos e podemos ter um país muito sustentável, um planeta muito mais sustentável para as presentes e principalmente para as futuras gerações”, afirmou.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Confira o pronunciamento do deputado na íntegra:
Estamos aqui em Belém na COP30, COP da Amazônia. Parabenizar todos os governadores do Nordeste. O Governador Elmano de Freitas representando todo o Consórcio Nordeste para mostrarmos as políticas públicas eficazes que nós fazemos na nossa região, por transição energética justa, com energia verde, com energia limpa, créditos de carbono. E o mais importante é estar aqui todo o planeta Terra, governantes, organizações de 200 países dialogando, e que essas ações sejam efetivamente implantadas para nós termos um país mais limpo, um planeta mais limpo, com políticas públicas emergenciais, com vista à diminuição das mudanças climáticas que a gente está tendo todo o tempo nos últimos anos, nas últimas décadas. É importante que o planeta pense e aja. E há soluções, estudos técnicos, científicos, comprovantes através das academias, das universidades. Nós temos e podemos ter um país muito sustentável, um planeta muito mais sustentável para as presentes e principalmente para as futuras gerações. Para que a COP30 seja um sucesso de execução de novas políticas públicas planetárias em busca de um desenvolvimento sustentável.
Leia também | COP30: Ceará apresenta inventário de emissões de gases de efeito estufa
Fonte: gcmais.com.br












