A deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE) destacou a trajetória da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em sessão solene realizada nesta segunda-feira (24), na Câmara Federal, que homenageou os 190 anos de atuação da casa. A parlamentar, uma das idealizadoras da solenidade, lembrou sua experiência de três mandatos na Alece para ressaltar o valor da convivência democrática e do compromisso com a população.
Ela afirmou que a Assembleia Legislativa do Ceará “permanece firme e nunca se afastou de sua missão de proteger o Ceará e a democracia”. Para Pessoa, ao longo de quase dois séculos, a Casa não apenas acompanhou a evolução do Estado, mas foi fundamental para impulsioná-la. Ela destacou que a Alece foi berço de governadores, formou estadistas e lideranças, e se manteve como pilar da democracia cearense mesmo diante de transformações profundas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante a solenidade, também foram lembrados marcos históricos da Alece – fundada em 1835, antes mesmo da República e da abolição da escravatura – e seu papel na construção de políticas públicas importantes nas áreas de educação, cidadania e igualdade. Fernanda Pessoa reforçou que a instituição “não apenas acompanhou a evolução do Ceará, ela impulsionou essa evolução”.
Foi celebrada, na ocasião, a trajetória histórica da Assembleia do Ceará, uma das casas legislativas mais antigas do Brasil, em evento que reuniu lideranças estaduais e federais. A homenagem teve como propositoras a senadora Augusta Brito (PT-CE) e a própria Fernanda Pessoa, além do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Também falou, na ocasião, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que destacou a longevidade da instituição e sua importância para a democracia no Ceará. Ele afirmou que a homenagem no Congresso representa “o reconhecimento nacional da atuação do Legislativo cearense em defesa do povo”. Ainda segundo Aldigueri, a Assembleia chega ao marco com um “sentimento renovado” e firme compromisso com transparência, diálogo e inovação. Ele também alertou para os desafios contemporâneos enfrentados por parlamentos, como a desinformação e movimentos autoritários, defendendo mais qualificação legislativa, leis modernas, diálogo e fortalecimento da democracia.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O período como parlamentar na Alece também foi lembrado pelo ministro da Educação, ex-governador do Ceará e ex-deputado estadual, Camilo Santana. Ele afirmou que a Alece traz muita aprendizagem para governadores, prefeitos e que a Casa formou lideranças transformadoras. “Eles contribuíram para a construção da democracia e para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado. Externo aqui os meus parabéns a todos os deputados e servidores, que fazem aquela a Casa, todos os dias, a casa do povo cearense”, declarou.
Para o governador do Ceará e ex-deputado estadual, Elmano de Freitas (PT), o Parlamento cearense é marcado por desafios e conquistas, sempre com foco em promover a democracia, o bem-estar do povo e o progresso do Estado. Ele citou momentos históricos importantes da Casa e lembrou que, ao longo desses 190 anos, o Parlamento cearense elaborou nove constituições estaduais, cada uma refletindo o contexto políticos e sociais de seu tempo.
Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará
Leia também | Romeu Aldigueri celebra 190 anos da Alece e reforça papel da Assembleia na democracia; confira discurso
Fonte: gcmais.com.br












