Um turista vindo do estado do Piauí morreu afogado na Praia do Futuro, em Fortaleza, na tarde deste domingo (7). O homem, identificado preliminarmente como Davi, morreu após ser arrastado pela força da água. Ele fazia parte de uma caravana vinda de Nossa Senhora das Graças, na Grande Teresina, e viajou ao Ceará para conhecer o litoral cearense.
De acordo com testemunhas, o grupo estava na faixa de praia próximo ao Posto 3, onde há presença constante de guarda-vidas devido ao histórico de ocorrências no local. Minutos após entrar no mar, Davi começou a demonstrar sinais de afogamento. Um colega tentou socorrê-lo, mas não conseguiu retirá-lo da água e correu até os bombeiros para pedir ajuda. A equipe entrou rapidamente no mar e conseguiu fazer o resgate.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Assim que ele foi trazido para a areia, os bombeiros iniciaram manobras de reanimação. No entanto, devido ao tempo em que permaneceu submerso, o homem não resistiu e foi a óbito. Relatos de testemunhas que acompanharam a ocorrência indicam que o turista não havia ingerido bebida alcoólica antes de entrar na água; o afogamento teria sido provocado pelo desconhecimento das características da região, marcada por fortes correntes e pontos de repuxo.
A Praia do Futuro tem trechos considerados de risco para banhistas – especialmente para quem não conhece o comportamento do mar na região. Por isso, os bombeiros mantêm equipes fixas e reforçadas em toda a extensão da praia.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os militares reforçam que é fundamental sempre entrar no mar em frente aos postos de observação, onde os guarda-vidas conseguem monitorar banhistas de forma mais eficaz. Ainda assim, lembram que a vigilância depende do alcance visual, destacando que a proximidade dos postos pode ser decisiva para um resgate em tempo hábil.
O acidente ocorre em meio à Operação Alta Estação, que amplia o número de guarda-vidas e o funcionamento de mais postos ao longo do litoral cearense devido ao aumento no fluxo de turistas.
Secretaria de Segurança
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias do afogamento. O corpo de um homem, de 35 anos, foi localizado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada. A 13ª Delegacia de Polícia Civil da Capital é a unidade da PCCE responsável pela região.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Confira dicas para evitar afogamentos na praia:
- Nade sempre próximo a postos de salva-vidas e respeite as bandeiras de sinalização: verde para banho liberado, amarela para cautela e vermelha para proibido.
- Supervisione crianças constantemente, mantendo-as ao alcance de um braço; nunca as deixe sozinhas na água.
- Evite entrar no mar após consumir álcool ou drogas, pois elas reduzem a coordenação e o julgamento.
- Fique com a água na altura da cintura até conhecer o local e não superestime sua capacidade de natação.
- Não mergulhe de cabeça em áreas desconhecidas e evite brincadeiras perigosas como “briga de galo” ou competições de apneia.
- Em caso de corrente de retorno, não nade contra ela: flutue, recupere o fôlego e nade paralelamente à praia até o banco de areia.
- Use colete salva-vidas homologado em vez de boias ou infláveis, que podem falhar.
- Acione o Corpo de Bombeiros (193) imediatamente se presenciar um afogamento e evite resgates sem preparo.
Leia também | Menina de 1 ano morre após se afogar em balde de água em Penaforte, no Ceará
Fonte: gcmais.com.br











