O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé recebe programação especial ao longo dos próximos dias, com o Natal no Santuário – Canindé FelizCidade Franciscana 2025, incluindo a Romaria do Natal. Há atividades previstas a partir de domingo (21), estendendo-se até o dia do Natal.
Com o tema “Com São Francisco, louvamos o Menino Deus, sinal de Esperança”, a iniciativa traz à tona a ligação de São Francisco de Assis com o Natal – foi o santo de Assis quem realizou, em 1223, o primeiro presépio vivo da história, em Greccio, ao desejar tornar visível e próximo do povo o mistério da Encarnação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Romaria do Natal acontece por meio de um Tríduo de preparação do Natal, que envolve toda a cidade de Canindé e os romeiros. Além das celebrações religiosas, a programação natalina inclui apresentações culturais, mostra de presépios, a tradicional Pedalada e momentos de confraternização.
O ponto alto da programação acontece na noite do dia 24 de dezembro, com a Missa Solene do Natal do Senhor, celebrada às 20h, na Praça dos Romeiros. No dia 25, diversas missas ao longo do dia marcam a celebração do nascimento de Jesus.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira a programação da Romaria do Natal | Natal no Santuário – Canindé FelizCidade Franciscana 2025
Romaria do Natal do Santuário de Canindé
21 a 23 de dezembro
18h – Celebração na Quadra da Gruta
21/12 – 18h
22/12 – 18h
23/12 – 18h
24 de dezembro
18h30 às 19h30 – Apresentação do Pastoril “A Caminho de Belém”, com o Grupo The Angelis – Praça dos Romeiros
Missas:
6h, 7h30, 9h e 11h – Quadra da Gruta
16h – Quadra da Gruta
17h – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
19h – Mosteiro do Santíssimo Sacramento
20h – Missa Solene do Natal do Senhor – Praça dos Romeiros
25 de dezembro – Natal do Senhor
Missas:
6h, 9h, 16h e 18h – Quadra da Gruta
11h – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Local: Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé/CE
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Canindé e a fé
Canindé, no Ceará, destaca-se como um dos principais centros de devoção católica no Brasil devido ao Santuário de São Francisco das Chagas, que atrai milhões de romeiros anualmente. A Romaria de São Francisco, realizada entre setembro e outubro, é reconhecida como a maior romaria franciscana das Américas, reunindo cerca de um milhão de fiéis em torno da fé no santo.
A devoção a São Francisco das Chagas em Canindé remonta ao século XVIII, com relatos de milagres que impulsionaram a construção do santuário entre 1775 e 1796. Os franciscanos tiveram papel chave na colonização do Ceará, propagando a devoção às chagas do santo, e a basílica foi elevada a menor em 1925 pela Santa Sé.
O santuário representa uma meditação sobre as chagas de Cristo, simbolizando transformação espiritual e esperança para os peregrinos. Em 2024, o Senado Federal reconheceu a romaria como manifestação cultural imaterial, destacando sua relevância para a identidade católica brasileira. A Basílica de São Francisco é o coração devocional, onde fiéis pagam promessas e buscam graças.
Leia também | Ceará ultrapassa 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas
Fonte: gcmais.com.br











