A pré-quadra chuvosa no Ceará continua marcada por baixos volumes de precipitação. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que apenas quatro municípios registraram chuva entre a sexta-feira (19) e a manhã deste sábado (20), sem acumulados considerados significativos.
De acordo com o Calendário de Chuvas da Funceme, nenhuma estação de monitoramento apresentou volumes relevantes no período, que compreende as medições realizadas entre 7h da sexta-feira e 7h deste sábado. As informações ainda são preliminares, já que parte dos postos de coleta não envia dados durante fins de semana e feriados.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Dos mais de 500 pontos de monitoramento espalhados pelos 184 municípios cearenses, apenas 110 medidores, localizados em 77 cidades, tiveram dados atualizados. Nenhum município ultrapassou 3 milímetros de chuva. Os maiores registros foram em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, com 2,8 mm; Juazeiro do Norte, no Cariri, com 2,5 mm; Farias Brito, também no Cariri, com 2,4 mm; e Baturité, no Maciço de Baturité, com 1,8 mm.
As imagens de radar meteorológico reforçam o cenário de tempo seco. Na manhã da sexta-feira, foram observadas apenas chuvas rápidas e isoladas nas regiões do Maciço de Baturité e do Sertão Central e Inhamuns. Já entre a madrugada e a manhã deste sábado, houve registros pontuais e de fraca intensidade no Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza.
Dezembro tem menos chuva do que em 2024
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o mês de dezembro de 2025 apresenta menor volume de chuvas. Nos primeiros 20 dias de dezembro de 2024, oito dias registraram precipitações superiores a 15 mm em pelo menos um município. Neste ano, apenas três dias atingiram patamares semelhantes.
No dia 6 de dezembro, por exemplo, houve apenas dois registros expressivos: Missão Velha, no Cariri, com 35,8 mm, e Icó, na região Jaguaribana, com 16,3 mm. Já no dia 17, cinco municípios superaram os 15 mm, com destaque para Jardim, Porteiras e Barro, no Cariri, além de Araripe e Parambu, no Sertão Central e Inhamuns.
No dia 18, mais de 30 municípios cearenses registraram chuva, sendo que 11 deles tiveram acumulados acima de 15 mm. O maior volume foi observado no Crato, onde choveu 77 mm.
Previsão indica possibilidade de chuva no fim de semana
Apesar do cenário de baixa precipitação, a Funceme indica mudança nas condições do tempo ao longo do fim de semana. Para este sábado, a previsão aponta baixa possibilidade de chuva isolada durante a tarde nas regiões da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Litoral Norte.
À noite, a chance de chuva aumenta na Ibiapaba, no oeste do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Em todo o Estado, o céu deve variar entre parcialmente nublado e com poucas nuvens.
No domingo (21), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado ao longo do dia. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, há alta possibilidade de chuva isolada durante a madrugada e baixa chance ao longo da manhã. Também durante a madrugada, o Maciço de Baturité, o Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns apresentam baixa probabilidade de chuva.
Já no período da tarde e da noite do domingo, a Funceme aponta alta possibilidade de precipitações no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Cariri e no oeste do Sertão Central e Inhamuns.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| “Vamos crescer mais”, diz Elmano ao alinhar metas do governo para 2026 em reunião com secretariado
Fonte: gcmais.com.br











