Início » Blog » Homem é preso ao tentar embarcar no Aeroporto de Fortaleza em operação contra abuso sexual infantojuvenil
Ceará

Homem é preso ao tentar embarcar no Aeroporto de Fortaleza em operação contra abuso sexual infantojuvenil

homem-e-preso-ao-tentar-embarcar-no-aeroporto-de-fortaleza-em-operacao-contra-abuso-sexual-infantojuvenil
Homem é preso ao tentar embarcar no Aeroporto de Fortaleza em operação contra abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (9), um homem que tentava embarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza. A ação faz parte da Operação Silêncio Quebrado 11, deflagrada para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital. O suspeito foi detido em cumprimento a mandado de prisão preventiva e também foi alvo de mandado de busca e apreensão, com o objetivo de coletar provas e interromper o armazenamento e o compartilhamento de imagens com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo a Polícia Federal, o suspeito já responde a uma ação penal pelo crime de produção de conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. As investigações também apuram a possível prática de estupro, no contexto da produção do material analisado.

Homem é preso ao tentar em embarcar no Aeroporto de Fortaleza

Todos os mandados judiciais foram expedidos pela Subseção Judiciária de Parnaíba, no Piauí. Durante a operação, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e encaminhados para perícia técnica, que deverá auxiliar no aprofundamento das investigações.

A Polícia Federal reforça que a venda, o armazenamento e o compartilhamento de imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de registro de abuso sexual infantil configuram crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Embora a legislação ainda utilize o termo “pornografia”, especialistas e a comunidade internacional recomendam a adoção das expressões “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com mais precisão a gravidade desses crimes.

Além da repressão, a PF alerta pais e responsáveis sobre a importância da prevenção. Monitorar e orientar crianças e adolescentes no uso da internet e do celular, dialogar sobre os riscos do ambiente virtual, ensinar práticas seguras em redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças de comportamento são medidas fundamentais para a proteção dos jovens. A informação e o acompanhamento constante seguem sendo ferramentas essenciais para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também| Líder de facção criminosa no Ceará é preso pela PRF em rodovia de Minas Gerais

Fonte: gcmais.com.br