Dor no joelho e dificuldade para correr ou até mesmo caminhar são problemas comuns que podem atingir pessoas de todas as idades, principalmente os mais velhos, e que, quando não diagnosticados corretamente, comprometem a qualidade de vida. A bailarina cearense Mirella Castro conviveu com esses desafios por mais de sete anos, enfrentando instabilidade nos joelhos e medo de se machucar durante suas apresentações.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Desde os meus 12 anos eu sofro com travamentos, com meus joelhos saindo do lugar e eu já passei por inúmeros médicos, fiz inúmeras ressonâncias e não tive um diagnóstico, não tive um resultado, não tive um tratamento e eu precisei fazer uma cirurgia. Nossa, eu fiquei com muito medo. Eu acho que foi o momento que eu tive mais medo na minha vida”, relatou Mirella.
Problemas no joelho geralmente envolvem lesões no menisco, que muitas vezes são difíceis de identificar em exames de imagem, atrasando o tratamento. Diante desses desafios, o ortopedista cearense Jonatas Brito desenvolveu uma técnica inédita para reparar o menisco de forma menos invasiva. “Existia recuperação só para parte dele, em algumas outras partes não. Só que o amortecedor do carro, se a gente quebrar ele, a gente acaba trocando. Os meniscos a gente não tem como trocar. Aí fazia uma cirurgia para tirar o menisco, para tirar o amortecedor. A gente não conseguia recuperar. Hoje conseguimos recuperar”, explicou Jonatas.
O diferencial da técnica, desenvolvida durante a pesquisa de doutorado do médico na Universidade Federal do Ceará (UFC), está na preservação do menisco, que funciona como um verdadeiro amortecedor do joelho. Ao restaurar essa área, o procedimento reduz o risco de novas lesões e evita problemas futuros, como a artrose. A inovação já recebeu reconhecimento científico internacional e vem sendo aplicada em diferentes países.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo Jonatas Brito, a técnica promete transformar a forma como lesões no joelho são tratadas, oferecendo uma alternativa menos invasiva e mais eficiente para pacientes de todas as idades. A expectativa é que, no futuro, o método seja incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso e beneficiando ainda mais pessoas.
Para Mirella Castro, a cirurgia mudou completamente sua vida profissional e pessoal. “A cirurgia eu não me arrependo em nenhum momento. Me deu muita qualidade de vida, muita qualidade no meu esporte. E hoje em dia eu sou outra Mirella, eu sou outra bailarina, com outra cabeça e com outro joelho, graças a Deus. E é isso, pra mim foi totalmente incrível”, afirmou a bailarina.
Com a técnica inovadora de Jonatas Brito, pacientes que antes precisavam remover o menisco, perdendo a função natural do joelho, agora têm a chance de recuperação completa, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida. O método cearense abre caminho para uma nova era no tratamento de lesões articulares.
Leia também | Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra o HPV em Fortaleza
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











