Início » Blog » Atendimentos a pessoas picadas por escorpião crescem 20% em 2025 no IJF
Ceará

Atendimentos a pessoas picadas por escorpião crescem 20% em 2025 no IJF

atendimentos-a-pessoas-picadas-por-escorpiao-crescem-20%-em-2025-no-ijf
Atendimentos a pessoas picadas por escorpião crescem 20% em 2025 no IJF

O Instituto Dr. José Frota (IJF) registrou um aumento significativo nos atendimentos a vítimas de picadas de escorpião em 2025. De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ceatox), entre janeiro e dezembro deste ano foram contabilizados 3.200 atendimentos, contra 2.668 no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de aproximadamente 20%. Os maiores registros ocorreram nos meses de agosto e setembro, período em que fatores climáticos e ambientais favorecem a proliferação do animal, além de um aumento já observado nos três primeiros meses do ano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A auxiliar administrativa Erika Sales vivenciou de perto o risco desse tipo de acidente. Ela foi picada por um escorpião no ano passado, quando estava grávida, e procurou atendimento médico imediatamente ao perceber os sintomas. “De repente, o braço começou a adormecer e aí eu me preocupei por estar grávida”, relatou. Segundo ela, após avaliação inicial, a equipe médica entrou em contato com o IJF para receber orientações. “Tomei a medicação, verificamos como estava a neném, graças a Deus estava tudo bem e voltamos para casa”, contou.

Segundo o médico Guto Oliveira, do Ceatox/IJF, na maioria dos casos a picada não evolui para quadros graves, especialmente em adultos. “Nosso grupo de risco, na verdade, são crianças pequenas até sete anos de idade. Os pacientes adultos raramente vão evoluir com contexto de risco”, explicou. Com a chegada do período chuvoso, no entanto, o risco de acidentes aumenta, já que os escorpiões costumam procurar abrigo dentro das casas, escondendo-se em locais escuros e úmidos, como ralos, entulhos e até dentro de calçados.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Como forma de prevenção, o Ceatox orienta a instalação de telas em ralos, o acondicionamento correto do lixo e o controle de pragas como baratas e outros insetos, que servem de alimento para os escorpiões. O serviço do IJF é referência no Ceará para intoxicações agudas e acidentes com animais peçonhentos, funcionando 24 horas por dia, inclusive com teleatendimento. Em caso de picada, a recomendação é lavar o local com água e sabão, não fazer torniquete nem aplicar substâncias caseiras e buscar atendimento imediato se surgirem sinais de alerta, como vômitos, sudorese intensa, alterações de pressão ou do nível de consciência. Agora com a bebê em casa, Erika afirma que os cuidados aumentaram. “O banheiro tem que estar limpo, é água sanitária direto nos cantos, é dedetização frequente, para evitar ao máximo”, concluiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)

Leia também | Fiscalizações do Decon em 2025 resultam em quase 800 autuações no Ceará

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Fonte: gcmais.com.br