Início » Blog » MP suspende torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza por uma partida após confronto com torcedor baleado
Ceará

MP suspende torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza por uma partida após confronto com torcedor baleado

mp-suspende-torcidas-organizadas-de-ceara-e-fortaleza-por-uma-partida-apos-confronto-com-torcedor-baleado
MP suspende torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza por uma partida após confronto com torcedor baleado

O Ministério Público do Ceará determinou a suspensão da presença das principais torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza em uma rodada do Campeonato Cearense, após episódios de violência registrados em via pública na Região Metropolitana de Fortaleza. A medida foi definida pelo Núcleo do Deporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) e atinge a Torcida Organizada do Ceará (TOC) e a Torcida Força da Galera (TFG), ligadas, respectivamente, ao Ceará Sporting Club e ao Fortaleza Esporte Clube.

A decisão ocorre em consequência dos confrontos entre torcedores após a partida entre Horizonte e Fortaleza, realizada na última quinta-feira (22). De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a briga aconteceu no retorno das caravanas para a capital cearense, na altura do bairro Conjunto Palmeiras, às margens da BR-116. Durante o confronto, um torcedor foi baleado na cabeça, fato que elevou o grau de gravidade da ocorrência e motivou a adoção de medidas imediatas por parte do Ministério Público.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Diante do cenário, o coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Déric Funck, determinou que os integrantes das duas torcidas organizadas fiquem impedidos de comparecer ao próximo jogo de seus respectivos clubes pelo Campeonato Cearense. A suspensão vale para a partida entre Ferroviário e Ceará, marcada para este domingo (25), no Estádio Presidente Vargas, e também para o confronto entre Fortaleza e Floresta, que acontece na segunda-feira (26), às 20h30, igualmente no PV.

A decisão foi proferida neste sábado (24) e já foi oficialmente comunicada à Federação Cearense de Futebol (FCF), aos clubes envolvidos, às torcidas organizadas, à Polícia Militar do Ceará e ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE). O Ministério Público ressaltou que a medida tem caráter preventivo e educativo, visando evitar novos episódios de violência associados a eventos esportivos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A suspensão está fundamentada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado anteriormente entre o Ministério Público do Ceará, as torcidas organizadas dos principais clubes do estado, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Federação Cearense de Futebol. O acordo estabelece uma série de regras, sanções e ações educativas que devem ser cumpridas pelas torcidas, prevendo punições em caso de descumprimento.

Segundo o MP, o objetivo central do TAC é fortalecer a cultura de paz nos estádios e em seu entorno, garantindo segurança aos torcedores, atletas e à população em geral. O órgão destacou que continuará monitorando o cumprimento das medidas e não descarta novas punições caso episódios semelhantes voltem a ocorrer.

Leia também | Advogada é presa em operação contra grupo criminoso interestadual por extorsão no Ceará e no RN

Fonte: gcmais.com.br