Início » Blog » Defesa Civil registra 20 ocorrências em Fortaleza e alerta para continuidade das chuvas no Ceará
Ceará

Defesa Civil registra 20 ocorrências em Fortaleza e alerta para continuidade das chuvas no Ceará

defesa-civil-registra-20-ocorrencias-em-fortaleza-e-alerta-para-continuidade-das-chuvas-no-ceara
Defesa Civil registra 20 ocorrências em Fortaleza e alerta para continuidade das chuvas no Ceará

A Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) registrou 20 ocorrências entre as 6h e as 18h desta terça-feira (27), em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital cearense. De acordo com o balanço do órgão, foram contabilizados nove alagamentos, cinco situações de risco de desabamento, três inundações, dois desabamentos e um caso de solapamento em diferentes pontos da cidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo a DCFor, as equipes seguem atuando em regime de plantão 24 horas, distribuídas em diversas áreas de Fortaleza, com atenção especial às comunidades localizadas no entorno de recursos hídricos. Os atendimentos estão sendo priorizados conforme a gravidade das demandas recebidas, com o objetivo de reduzir riscos à população.

Nas últimas 24 horas, entre as 18h de segunda-feira (26) e as 18h desta terça-feira (27), as estações meteorológicas monitoradas pela Defesa Civil registraram volumes elevados de chuva em várias regiões do município. O maior acumulado foi observado na estação da Granja Lisboa, com 120,4 milímetros, seguida por Vila Velha, com 110,4 mm, Centro, com 97,3 mm, e Mucuripe, com 94,7 mm.

As estações meteorológicas são equipamentos responsáveis por medir, em tempo real, informações detalhadas sobre as condições climáticas da cidade, como temperatura, pluviometria, índice de radiação ultravioleta, umidade do ar, velocidade e direção do vento. Atualmente, Fortaleza conta com dez estações distribuídas pelos bairros Centro, Benfica, Conjunto Esperança, Granja Lisboa, Guararapes, Jangurussu, Messejana, Montese, Mucuripe e Vila Velha.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O cenário de instabilidade também se estende ao restante do Estado. Um total de 132 municípios do Ceará está sob aviso de “perigo” para chuvas e ventos intensos até as 10h desta quarta-feira (28). O alerta laranja, de nível 2 de gravidade, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e abrange quase todo o território cearense.

De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta laranja podem registrar chuvas entre 50 e 100 milímetros e ventos de 60 a 100 km/h. Além disso, outros 51 municípios estão sob aviso amarelo, de “perigo potencial”, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros e ventos de até 60 km/h. Em caso de risco ou emergência, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada por meio da Ciops, pelo telefone 190.

Leia também | Veja os bairros de Fortaleza com maiores volumes de chuva, segundo a Defesa Civil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br