Início » Blog » FIEC entrega 13ª edição do selo ESG a empresas cearenses que adotam práticas sustentáveis
Ceará

FIEC entrega 13ª edição do selo ESG a empresas cearenses que adotam práticas sustentáveis

fiec-entrega-13a-edicao-do-selo-esg-a-empresas-cearenses-que-adotam-praticas-sustentaveis
FIEC entrega 13ª edição do selo ESG a empresas cearenses que adotam práticas sustentáveis

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou nesta terça-feira (27) a 13ª edição do selo ESG FIEC, reconhecendo empresas que incorporam práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança em suas operações. O evento destacou quatro empresas de diferentes setores que se destacaram por suas iniciativas responsáveis e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, “a gente já está com mais de 80 empresas cadastradas, 36 empresas já com selos ESG. Empresas recertificadas, que isso é que é o importante, mostrando que o projeto não é apenas de tirar o selo, mas de manter o selo”. Em 2026, três novas empresas foram reconhecidas: a Companhia Docas do Ceará, responsável pela gestão do Porto do Mucuripe; a Terceira Terminais Portuários, que atua no Porto do Pecém; e a marca de moda íntima Linhas e Cores.

Para os empresários, o selo representa não apenas uma certificação, mas um compromisso contínuo com boas práticas. Carlos Maia comentou que “é um desafio muito grande porque você tem que deixar as rotinas diárias, montar aquela equipe de trabalho que vá se dedicar à certificação. É um processo complicado, difícil, porque você tem que manter as suas rotinas e tá trabalhando a certificação. Agora, de qualquer maneira, ele é enriquecedor porque você já passa ao longo desse tempo, você já passa a modificar, já está aperfeiçoando todas as suas rotinas”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Beto Studart reforçou o valor estratégico do reconhecimento: “O selo mostra que a sustentabilidade é muito mais que um simples discurso, é também uma forma de negócio que gera credibilidade e muito respeito. O ESG gera uma forma de você ter uma preocupação maior com o social, começando pela ética, pelo social, pelos negócios, com o meio ambiente, ter umas práticas que sejam padrão. Eu digo até o seguinte: ESG é uma forma de ser exemplar”.

Eliza Pinto, diretora financeira de uma das empresas certificadas, destacou a importância do selo para a imagem corporativa e a adaptação ao mercado: “O selo ESG é um reconhecimento muito importante para a nossa empresa. Mostra essa transição que nós estamos vivendo, nos adaptando às novas demandas de mercado e construindo um futuro com mais propósito”. Com a entrega da certificação, a FIEC reforça a relevância do ESG como ferramenta de inovação, responsabilidade social e competitividade no ambiente empresarial cearense.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos

Fonte: gcmais.com.br