Início » Blog » Chuvas causam alagamentos e transtornos em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará
Ceará

Chuvas causam alagamentos e transtornos em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará

chuvas-causam-alagamentos-e-transtornos-em-jijoca-de-jericoacoara,-no-ceara
Chuvas causam alagamentos e transtornos em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará

As fortes chuvas registradas nesta terça-feira (27) causaram alagamentos em diversos pontos do município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará. Em imagens que circulam nas redes, é possível ver ruas tomadas por grandes volumes de água, com correnteza, impedindo o tráfego de pedestres e veículos.

Jijoca teve 102 milímetros de chuva entre segunda (26) e terça-feira (27), segundo o monitoramento diário feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme). Já no período de 7h da manhã de terça até 7h desta quarta-feira, o município registrou 76 milímetros de chuva.

Ceará

O estado do Ceará registrou, até a manhã desta quarta-feira (28), mais de 150 municípios com chuvas no período das últimas 24 horas – das 7h da manhã de terça até as 7h desta quarta. Trata-se do segundo dia consecutivo com fortes chuvas no estado, após 148 cidades terem registrado chuva no período das 24 horas anteriores.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As maiores precipitações se concentram nos municípios do litoral oeste, no norte do estado. Com dados disponíveis até as 9h desta quarta, os destaques eram os municípios de Itapipoca, na Praia da Baleia (147,4 mm), Trairi (145 mm), Camocim (145 mm), Viçosa do Ceará (131,8 mm), Caucaia (123 mm), Cruz (113 mm) e Acaraú (112,6 mm).

Em Fortaleza, segundo a Funceme, houve registro máximo de 83 milímetros de chuva no período considerado. A terça-feira foi pautada por diversas ocorrências em vias na cidade, resultado das fortes chuvas, incluindo quedas de árvores, alagamentos, paralisações no trânsito e até a morte de um adolescente.

Já nesta quarta, outras ocorrências já são registradas na capital cearense, incluindo um carro que foi engolido por uma cratera, aberta em uma rua movimentada da Grande Messejana. O caso aconteceu em um cruzamento do bairro Coaçu, ponto já conhecido por motoristas e moradores pelos problemas recorrentes de afundamento do asfalto.

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Confira os postos da Funceme com os maiores registros de chuva nas últimas 24 horas, das 7h de terça-feira (27) até as 7h desta quarta (28):

Itapipoca (Posto: FAZENDA PAU D’ARCO) : 264.8 mm
Itapipoca (Posto: FAZENDA LAGOA DAS MERCES) : 247.6 mm
Itapipoca (Posto: PRAIA DA BALEIA) : 147.4 mm
Trairi (Posto: TRAIRI) : 145 mm
Camocim (Posto: CAMOCIM) : 145 mm
Itarema (Posto: ITAREMA) : 140 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: VICOSA DO CEARA) : 131.8 mm
Caucaia (Posto: ESCOLA CELINA SÁ MORAES) : 123 mm
Cruz (Posto: SITIO PITOMBEIRAS DE CRUZ) : 122.2 mm
Acaraú (Posto: ARANAU) : 117.4 mm

 Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Aviso do Inmet

Um total de 132 municípios do Ceará está sob aviso de “perigo” para chuvas e ventos intensos até as 10h desta quarta-feira (28). O alerta laranja, de nível 2 de gravidade, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (27) e abrange quase todo o território cearense, indicando condições meteorológicas adversas com potencial para transtornos à população.

De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta laranja podem registrar chuvas entre 50 e 100 milímetros, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. Este é o segundo aviso do mesmo nível emitido para o Ceará apenas nesta semana, o que reforça o cenário de instabilidade atmosférica observado no Estado nos últimos dias.

Além do alerta mais severo, o Inmet também publicou um aviso amarelo, de nível 1 de gravidade, para outros 51 municípios cearenses. Nesse caso, o risco é classificado como “perigo potencial”, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros e ventos intensos de até 60 km/h.

Leia também | Árvore cai em carro na Avenida Heráclito Graça, em Fortaleza, durante fortes chuvas

Fonte: gcmais.com.br