Início » Blog » Tempo chuvoso exige mais cautela no trânsito; confira os cuidados básicos ao dirigir na chuva
Ceará

Tempo chuvoso exige mais cautela no trânsito; confira os cuidados básicos ao dirigir na chuva

tempo-chuvoso-exige-mais-cautela-no-transito;-confira-os-cuidados-basicos-ao-dirigir-na-chuva
Tempo chuvoso exige mais cautela no trânsito; confira os cuidados básicos ao dirigir na chuva

Dirigir com mais cautela e manter o veículo revisado são cuidados considerados essenciais durante o período de chuva. Trafegar em vias molhadas ou alagadas pode provocar problemas mecânicos e aumentar o risco de acidentes, exigindo atenção redobrada dos condutores no trânsito.

Com a pista escorregadia, crescem as chances de sinistros, principalmente em situações de frenagem brusca. A agente de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Vanessa Hellen, destaca que a velocidade é um dos principais fatores de risco nesse cenário. “Esses sinistros, eles muitas vezes são causados na frenagem brusca. Então, é por isso que eu sempre destaco a velocidade. Em situação de chuva, o destaque maior é para a velocidade manter distância entre os veículos. Porque numa situação de velocidade maior, essa frenagem pode ter alteração na parte mecânica do veículo”, explica ela.

Além do controle da velocidade e da distância segura entre os veículos, a paciência também é apontada como um elemento importante para a segurança viária durante temporais. Segundo Vanessa Hellen, o comportamento do motorista faz diferença em momentos de chuva intensa. “Ter paciência realmente no trânsito nesses momentos, a gente precisa ter um pouco mais de atenção. Por isso que é tão importante essa questão da educação, da redução da velocidade, observar o limite de velocidade da via também.”

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Outro ponto de preocupação diz respeito aos alagamentos, já que muitos veículos acabam ficando pelo caminho ao tentar atravessar áreas inundadas. A chuva registrada nesta segunda-feira na capital deixou diversos condutores no prejuízo. De acordo com o dono de oficina Felipe Silva, os danos causados pela água podem ser graves e gerar altos custos. “Pode gerar custos altíssimos, desde o cenário motor, como cenário suspensão e freios. Relatando o cenário de motor, existe um chamado calço hidráulico, que é quando o motor puxa a água pra parte interna, que é na câmara de combustão, gerando um calço hidráulico. E aí isso, com certeza, dói no bolso do cliente.”

Para evitar prejuízos ainda maiores, a recomendação é manter a revisão do veículo em dia. A manutenção preventiva é considerada indispensável, especialmente para reduzir os riscos em situações de chuva e alagamentos. Segundo Felipe Silva, o ideal é que os proprietários façam revisões periódicas em oficinas qualificadas. “A cada seis meses, isso é o ideal, para que a gente possa poder sinalizar, verificar todos os sistemas, suspensão, freios, parte elétrica, motor, líquido de arrefecimento, no geral. Isso proporciona uma segurança a mais.”

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Especialistas reforçam que dirigir com cautela, respeitar os limites de velocidade e manter a manutenção do veículo atualizada são medidas fundamentais para garantir mais segurança e reduzir danos durante o período chuvoso.

Chuvas no Ceará

O estado do Ceará registra, na manhã desta quarta-feira (28), mais de 150 municípios com chuvas no período das últimas 24 horas – das 7h da manhã de terça até as 7h desta quarta. Trata-se do segundo dia consecutivo com fortes chuvas no estado, após 148 cidades terem registrado chuva no período das 24 horas anteriores.

 Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As maiores precipitações se concentram nos municípios do litoral oeste, no norte do estado. Com dados disponíveis até as 9h desta quarta, os destaques eram os municípios de Itapipoca, na Praia da Baleia (147,4 mm), Trairi (145 mm), Camocim (145 mm), Viçosa do Ceará (131,8 mm), Caucaia (123 mm), Cruz (113 mm) e Acaraú (112,6 mm).

Em Fortaleza, segundo a Funceme, houve registro máximo de 83 milímetros de chuva no período considerado. A terça-feira foi pautada por diversas ocorrências em vias na cidade, resultado das fortes chuvas, incluindo quedas de árvores, alagamentos, paralisações no trânsito e até a morte de um adolescente.

Leia também | Chuvas causam alagamentos e transtornos em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará

Fonte: gcmais.com.br