As chuvas vêm gerando transtornos para moradores do município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, interior do Ceará, nesta quarta-feira (4). Em imagens que circulam nas redes, é possível ver vias completamente tomadas por água, dificultando a passagem de veículos e pedestres.
Conforme o monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), foi registrado um volume de 55 milímetros de chuva no município, de 7h da manhã da terça-feira (3) até 7h da manhã desta quarta-feira (4). As maiores precipitações no período se concentram no sul do estado, no Cariri e em municípios da região dos Inhamuns.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Previsão do tempo para o Ceará
O cenário meteorológico está favorável a chuvas em todas as regiões do Ceará a partir desta quinta-feira (5), conforme adiantou a Funceme. A informação vem da análise dos profissionais da Fundação divulgada na manhã desta quarta (4).
Essa projeção vale para quinta e também para a sexta-feira (6), com os acumulados maiores devendo ser observados no período da tarde. As precipitações estão associadas a aproximação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que deve se deslocar de leste para oeste nos próximos dias, ficando posicionado muito próximo ao Ceará, conforme explica a Funceme.
“Assim como a configuração que está sendo prevista em superfície e nos níveis médios da atmosfera, favoráveis para que se tenha a formação de áreas de instabilidade. Esses sistemas atmosféricos devem interagir também com os efeitos locais como à temperatura, umidade e relevo”, explica ainda.
Quarta-feira
Segundo a Fundação, as imagens de satélite disponíveis na manhã desta quarta mostram o céu parcialmente nublado a nublado com chuva no sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba. Nuvens associadas a chuva também são observadas no sul do Piauí e do Maranhão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em geral, o tempo deve ficar com variação de nebulosidade (céu entre parcialmente nublado a nublado), e ainda com temperaturas elevadas, que podem atingir os 38º. Há possibilidade de chuvas isoladas no oeste do estado (Ibiapaba, Litoral Norte e oeste do Sertão Central e Inhamuns) entre a tarde e a noite desta quarta-feira.
Os maiores acumulados diários para quarta estão sendo previstos para o oeste, centro e sul do Ceará (Sertão Central e Inhamuns, Cariri e áreas da Ibiapaba).
Na capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), entre o final da madrugada e o início da tarde deve ocorrer chuva com intensidade variando de fraca a moderada. No final da noite de quarta-feira, o céu deve ficar mais encoberto, variando de parcialmente nublado a nublado.
Quinta-feira
Para quinta-feira (5), deve haver chuvas principalmente nas áreas de oeste, centro e sul do Ceará (Sertão Central e Inhamuns, Cariri e áreas da Ibiapaba), sem descartar precipitações maiores também nas regiões da Jaguaribana, Litoral de Fortaleza e do Maciço de Baturité, segundo a Funceme. “Lembrando que as chuvas previstas podem em alguns períodos ter intensidade moderada a forte e ser acompanhadas de rajadas de vento mais intensas”, alerta a Fundação.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na capital cearense e na Região Metropolitana de Fortaleza, durante a madrugada e a manhã, o céu tende a ficar nublado, com ocorrência de chuvas. As temperaturas devem variar entre 24 °C (mínima) e 35 °C (máxima).
Glossário
Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): Sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
Leia também | Ceará tem apenas 20% de probabilidade de chuvas acima da média em 2026; entenda
Fonte: gcmais.com.br











