Início » Blog » Chuvas geram alagamentos e dificultam o trânsito em ruas de Juazeiro do Norte, no Ceará
Ceará

Chuvas geram alagamentos e dificultam o trânsito em ruas de Juazeiro do Norte, no Ceará

chuvas-geram-alagamentos-e-dificultam-o-transito-em-ruas-de-juazeiro-do-norte,-no-ceara
Chuvas geram alagamentos e dificultam o trânsito em ruas de Juazeiro do Norte, no Ceará

As chuvas vêm gerando transtornos para moradores do município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, interior do Ceará, nesta quarta-feira (4). Em imagens que circulam nas redes, é possível ver vias completamente tomadas por água, dificultando a passagem de veículos e pedestres.

Conforme o monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), foi registrado um volume de 55 milímetros de chuva no município, de 7h da manhã da terça-feira (3) até 7h da manhã desta quarta-feira (4). As maiores precipitações no período se concentram no sul do estado, no Cariri e em municípios da região dos Inhamuns.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)

Previsão do tempo para o Ceará

O cenário meteorológico está favorável a chuvas em todas as regiões do Ceará a partir desta quinta-feira (5), conforme adiantou a Funceme. A informação vem da análise dos profissionais da Fundação divulgada na manhã desta quarta (4).

Essa projeção vale para quinta e também para a sexta-feira (6), com os acumulados maiores devendo ser observados no período da tarde. As precipitações estão associadas a aproximação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que deve se deslocar de leste para oeste nos próximos dias, ficando posicionado muito próximo ao Ceará, conforme explica a Funceme.

“Assim como a configuração que está sendo prevista em superfície e nos níveis médios da atmosfera, favoráveis para que se tenha a formação de áreas de instabilidade. Esses sistemas atmosféricos devem interagir também com os efeitos locais como à temperatura, umidade e relevo”, explica ainda.

Quarta-feira

Segundo a Fundação, as imagens de satélite disponíveis na manhã desta quarta mostram o céu parcialmente nublado a nublado com chuva no sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba. Nuvens associadas a chuva também são observadas no sul do Piauí e do Maranhão.

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em geral, o tempo deve ficar com variação de nebulosidade (céu entre parcialmente nublado a nublado), e ainda com temperaturas elevadas, que podem atingir os 38º. Há possibilidade de chuvas isoladas no oeste do estado (Ibiapaba, Litoral Norte e oeste do Sertão Central e Inhamuns) entre a tarde e a noite desta quarta-feira.

Os maiores acumulados diários para quarta estão sendo previstos para o oeste, centro e sul do Ceará (Sertão Central e Inhamuns, Cariri e áreas da Ibiapaba).

Na capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), entre o final da madrugada e o início da tarde deve ocorrer chuva com intensidade variando de fraca a moderada. No final da noite de quarta-feira, o céu deve ficar mais encoberto, variando de parcialmente nublado a nublado.

Quinta-feira

Para quinta-feira (5), deve haver chuvas principalmente nas áreas de oeste, centro e sul do Ceará (Sertão Central e Inhamuns, Cariri e áreas da Ibiapaba), sem descartar precipitações maiores também nas regiões da Jaguaribana, Litoral de Fortaleza e do Maciço de Baturité, segundo a Funceme. “Lembrando que as chuvas previstas podem em alguns períodos ter intensidade moderada a forte e ser acompanhadas de rajadas de vento mais intensas”, alerta a Fundação.

 Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na capital cearense e na Região Metropolitana de Fortaleza, durante a madrugada e a manhã, o céu tende a ficar nublado, com ocorrência de chuvas. As temperaturas devem variar entre 24 °C (mínima) e 35 °C (máxima).

Glossário

Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): Sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

Leia também | Ceará tem apenas 20% de probabilidade de chuvas acima da média em 2026; entenda

Fonte: gcmais.com.br