Foram registradas mais de 36 mil raios no estado do Ceará no ano de 2026, até o momento, conforme levantamento da Enel Distribuição Ceará. As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta.
As cidades mais atingidas até agora foram Santa Quitéria (1.580), Araripe (1.520), Solonópole (1.211), Canindé (1.015) e Parambu (1.001). Entre os dias 4 e 5 de fevereiro, cerca de 15 mil registros foram contabilizados, tendo afetado principalmente as macrorregiões do Cariri (4.576), Sertão do Crateús (1.558) e Litoral Leste (1.464).
Em 2025, foram registradas mais 167 mil descargas atmosféricas. Santa Quitéria (7.543), Granja (7.410), Morada Nova (4.020), Sobral (3.208) e Crato (3.177) foram as cidades mais afetadas. Já o Cariri (29.779), Sertão de Crateús (24.201) e Centro-Sul (20.294) foram as macrorregiões com maior número de registros em 2025.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Sistema de Monitoramento e Alerta
Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais rápida.
Esse trabalho é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.
O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Ceará e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Cuidados dentro de casa durante tempestade
- Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Serviço
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android; pelo site da companhia; pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e X (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chuvas
As chuvas registradas no Ceará entre quarta (4) e quinta-feira (5) alcançaram mais de 100 municípios, segundo atualização divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Funceme, o município de Beberibe, no Litoral Leste, apresentou a maior incidência de chuva, com 83 milímetros acumulados. Em seguida aparece Fortaleza, que registrou 75 milímetros, com ocorrência de precipitações acompanhadas de raios e trovões, principalmente durante a madrugada.
As precipitações estão associadas à atuação de sistemas meteorológicos que favorecem a formação de nuvens carregadas, como a aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse sistema contribui para o aumento da nebulosidade e para a ocorrência de chuvas mais intensas em determinadas áreas.
Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará, segue posicionada próxima à linha do Equador. Esse cenário reforça as condições para precipitações em diferentes regiões do estado.
Leia também | Ceará tem apenas 20% de probabilidade de chuvas acima da média em 2026; entenda
Fonte: gcmais.com.br











