O estado do Ceará registrou chuva em mais de 100 municípios entre as 7h da manhã desta quinta-feira (5) e as 7h da manhã desta sexta-feira (6), conforme dados do monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme). Até as 9h desta sexta, os dados disponíveis indicavam precipitações em 105 cidades cearenses.
Os maiores registros foram observados nos municípios de Cariré (105 mm), Frecheirinha (104 mm), Ibiapina (101,5 mm), Ubajara (94,4 mm), Hidrolândia (92 mm), Coreaú (88 mm), Mucambo (80 mm) e Frecheirinha (75 mm).
No período das 24 horas anteriores, foram 120 municípios com chuva. Fortaleza figurou no pódio, com 75,2 milímetros, atrás apenas de Morada Nova (85 mm) e Beberibe (83 mm). Já nesta sexta, a capital cearense registrou máxima de 67 milímetros, no posto da Funceme localizado na Maraponga.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Confira a seguir os postos com maiores registros de chuva entre municípios do Ceará, segundo a Funceme, entre a manhã de quinta (5) e a manhã de sexta-feira (6):
Cariré (Posto: CACIMBAS) : 105 mm
Frecheirinha (Posto: ACUDE ANGICOS) : 104 mm
Ibiapina (Posto: IBIAPINA) : 101.5 mm
Ubajara (Posto: UBAJARA) : 94.4 mm
Hidrolândia (Posto: HIDROLANDIA) : 92 mm
Coreaú (Posto: AROEIRAS) : 88 mm
Coreaú (Posto: COREAU) : 83 mm
Coreaú (Posto: AÇUDE DIAMANTE) : 80.2 mm
Mucambo (Posto: MUCAMBO) : 80 mm
Frecheirinha (Posto: FRECHEIRINHA) : 75 mm
Raios
A quadra chuvosa no Ceará teve início nesta semana e traz a previsão de chuvas em todas as macro-regiões do estado, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios. O cenário é resultado da intensificação das condições de instabilidade atmosférica, o que exige cuidados redobrados por parte da população, mesmo com a baixa probabilidade de uma pessoa ser atingida por uma descarga elétrica.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A meteorologia indica que, até esta sexta-feira (6), há previsão de chuvas em todas as macro-regiões cearenses. As áreas com maior volume de precipitação devem ser a Serra da Ibiapaba, o oeste do Sertão Central e dos Inhamuns e o Cariri.
Instabilidade durante a quadra chuvosa
De acordo com a Funceme, as condições meteorológicas que atuam sobre o estado favorecem a formação de instabilidades atmosféricas, o que pode resultar em chuvas acompanhadas de descargas elétricas em algumas áreas. Esse cenário ocorre devido à possibilidade de formação de nuvens cumulonimbus, conhecidas por estarem associadas a tempestades.
Quando essas nuvens se desenvolvem, aumentam as chances de ocorrência de raios, especialmente em períodos de maior instabilidade. Somente no mês de janeiro, o Ceará registrou mais de 21 mil descargas elétricas, segundo levantamento da Enel.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As precipitações estão associadas a aproximação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que deve se deslocar de leste para oeste nos próximos dias, ficando posicionado muito próximo ao Ceará, conforme explica a Funceme.
Glossário
Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): Sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
Leia também | Ceará tem apenas 20% de probabilidade de chuvas acima da média em 2026; entenda
Fonte: gcmais.com.br











